Combate à violência sexual: Mobilização chega às comunidades

As atividades começam nesta quarta-feira (12/05), em seis terminais de ônibus.

Campanha contra violência sexual

O corre-corre dos terminais de ônibus e do Centro vai ceder espaço para a mobilização contra a violência sexual contra meninos e meninas. Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Fortaleza reforça ações de sensibilização nos terminais de ônibus, na Barra do Ceará e Jangurussu, culminando em uma caminhada pelas ruas do Centro, no dia 18. As atividades são realizadas em parceria com o Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

As atividades começam nesta quarta-feira (12/05), em seis terminais de ônibus. Educadores da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) vão distribuir material educativo e orientar a população sobre as maneiras de denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes. A ação será realizada das 9h30 às 11h nos terminais da Parangaba, Lagoa e Siqueira; das 14h30 às 16h no Papicu e Messejana; e das 16h às 18h no terminal Antônio Bezerra.

No dia 14 (sexta-feira), a partir das 9h, a mobilização chega à Barra do Ceará, com caminhada e serviços de saúde (verificação da pressão arterial e teste de glicemia). A concentração ocorre no Polo de Lazer do bairro, e os moradores seguem em direção ao Cuca Che Guevara. No mesmo dia, às 9h, o Fórum Cearense de Enfrentamento promove o Seminário “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, no Sesi da Parangaba. O tema do seminário se refere ao direito de meninos e meninas de vivenciarem sua sexualidade sem discriminações ou imposições, e com respeito pleno ao seu corpo.

Ainda na Barra do Ceará e Jangurussu, serão realizadas ações de sensibilização e panfletagem entre os dias 17 e 21 de maio. Nos dois locais, a SDH mantém grupos de disseminação da Rede Aquarela – política municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Os locais são apontados nos livro “Os Sete Sentimentos Capitais” como dois dos dez principais locais de exploração sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza.

A culminância das atividades ocorre dia 18 (terça-feira) com passeata por ruas do Centro e ato show na Praça José de Alencar. A concentração ocorre na Cidade da Criança, a partir das 15h.

O 18 de maio

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia faz alusão à morte brutal da menina Araceli Cabrera Crespo, em Vitória-ES. Os agressores jamais foram punidos.

Qual a diferença entre abuso sexual e exploração sexual?

O abuso é qualquer ato que ofenda a pessoa, extrapolando os limites do desenvolvimento ou exercício autônomo e sadio de sua sexualidade, visando unicamente à satisfação de um desejo sexual próprio do agressor. Ou seja: no abuso sexual, o agressor procura unicamente satisfazer seus desejos mediante a violência sexual.

Por sua vez, a exploração é a obtenção de alguma vantagem, financeira ou não, diversa do prazer oriundo da violência. Caracteriza-se por ser uma relação mercantil, em que o agredido é considerado mera mercadoria.

Fonte: Violência Sexual: Guia OnLine para Jornalistas.

Serviço

Ações de sensibilização alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio

Data: De 12 a 21 de maio
Locais: Terminais de ônibus (12), Caminhada na Barra do Ceará (14), Caminhada no Centro (18) e ações na Barra do Ceará e Jangurussu (17 a 21)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza