Sem categoria

 PCdoB: Grécia simboliza a luta contra os interesses rentistas

O PCdoB enviou nota ao PC da Grécia (KKE) em que manifesta sua solidariedade ao partido e ao povo grego “pela realização desta memorável jornada de lutas” contra os ajustes neoliberais propostos pela União Europeia e FMI para o enfrentamento da atual crise do país. “A Grécia hoje simboliza a luta dos trabalhadores de todo o mundo contra os interesses rentistas e parasitários do capital financeiro internacional e as suas políticas neoliberais”, diz a mensagem a seguir. 

Protestos na Grécia - KKE

Mensagem de solidariedade ao Partido Comunista da Grécia (KKE)

Estimados camaradas,

Tendo em vista a exitosa realização de inúmeros protestos populares e greves gerais de trabalhadores, convocadas pelo PAME (sigla em grego para Frente Militante de todos os Trabalhadores) contra os planos de ajuste neoliberal propostos para seu país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, o Partido Comunista do Brasil, PCdoB, manifesta sua mais profunda solidariedade ao KKE e a todo o povo grego pela realização desta memorável jornada de lutas.

A Grécia hoje simboliza a luta dos trabalhadores de todo o mundo contra os interesses rentistas e parasitários do capital financeiro internacional e as suas políticas neoliberais. O grande capital europeu quer imputar ao povo grego a conta da crise que ele mesmo criou. As privatizações, as ameaças de retrocesso, em especial nos ataques à seguridade social dos trabalhadores, as reduções de salários reais e as eufemisticas “flexibilizações” de direitos trabalhistas, fruto do pacote proposto pelo governo social-democrata grego, fizeram com que por toda a Grécia os trabalhadores se levantassem numa combativa jornada.

A Grécia é a mais nova vitima da crise do capitalismo e da atual ordem imperialista. Esta crise ensina aos trabalhadores de todo o mundo que sob este regime, os trabalhadores e o povo em geral nada podem esperar se não mais miséria e desesperança.

Nesse momento, rendemos nossas homenagens aos bravos militantes comunistas que estão à frente das intensas mobilizações do povo grego nestes dias. A luta dos trabalhadores e dos povos há de abrir novos caminhos libertadores para a Europa e para todo o mundo.

Viva a unidade e a luta dos trabalhadores gregos e europeus!

Saudações fraternais,

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)