Mãe de Chico Buarque morre aos cem anos
Morreu enquanto dormia, na noite desta quarta (5), Maria Amélia Buarque de Hollanda, de 100 anos, mãe do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, que não confirmou, no entanto, o local nem a causa da morte. Os porta-vozes do cantor disseram que ele não irá se pronunciar sobre o assunto por enquanto e não sabem informar local do velório e enterro.
Publicado 06/05/2010 12:35
Conhecida por Memélia, apelido dado pela neta e cantora Bebel Gilberto, a mãe do cantor comemorou seus 100 anos de idade em janeiro, com direito a grande festa e presença do presidente Lula e do arquiteto Oscar Niemeyer. "Eu conheço o Lula desde que ele era metalúrgico e sempre fiz muita fé nele. É um homem tão rico no modo de ser", declarou Maria Amélia na época.
Internado desde o último dia 25, amigo da família, Oscar Niemeyer, comentou a morte da amiga. "Acompanho com imensa tristeza a dor do meu amigo Chico Buarque e família", disse ele.
Com a perda dos movimentos das pernas, Memélia mantinha-se reclusa em seu apartamento no Leme, Rio de Janeiro, e raramente era vista em público. Ela foi casada com Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela deixa 7 filhos (Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina), 13 netos (entre eles a cantora Bebel Gilberto e a atriz Silvia Buarque de Hollanda) e 12 bisnetos, sendo a caçula filha de Helena com o cantor Carlinhos Brown.
Com agências