PCdoB-BA reforça defesa de esquerda e centro na chapa majoritária
O presidente do PCdoB Bahia, deputado federal Daniel Almeida, e o secretário de Projetos Especiais, Péricles de Souza, se reuniram com o governador Jaques Wagner na segunda-feira (3/5) para discutir a formação da chapa majoritária às eleições de outubro. No encontro, os dirigentes reafirmaram o entendimento do PCdoB de que a composição da chapa deve levar em conta o objetivo de ganhar o Governo e eleger dois senadores. Para isso, precisa ter o equilíbrio entre a posição de centro e da esquerda.
Publicado 04/05/2010 18:58 | Editado 04/03/2020 16:20
Segundo o parlamentar, para o PCdoB a melhor forma de garantir este equilíbrio seria com a candidatura de Otto Alencar (PP) para o Senado, juntamente com a deputada federal Lídice da Mata (PSB), abrindo assim a vaga de vice-governador na chapa. Almeida explicou também a Wagner, que na opinião dos comunistas, em caso da manutenção de Otto Alencar como candidato a vice-governador, o nome que melhor corresponde ao fortalecimento da chapa é o do ex-governador Waldir Pires.
“Informamos ao governador que o PCdoB não pleiteia nenhum nome do partido ao Senado, mas que queremos ser ouvidos e manifestar a nossa posição sobre a formação desta chapa e do melhor cenário para ganhar a eleição e eleger os dois senadores”, disse Almeida.
O governador afirmou que ainda não tinha ainda uma opinião definida sobre o melhor cenário, que iria continuar conversando com os outros partidos e levaria em conta a opinião do PCdoB.
Na avaliação de Daniel Almeida este foi um encontro franco, mas sem nenhuma definição em relação ao fechamento da chapa. “O PCdoB vai continuar discutindo com outros partidos, em especial com PSB, PDT e PT, com quem temos maior afinidade, buscando chegar a um posicionamento comum e esperar que o governador nos convoque para uma nova reunião”, concluiu.
De Salvador,
Eliane Costa