Audiência Pública discute problemas de gestão cultural em SSA
Acontece na próxima sexta-feira (07/05), no auditório do Edifício Bahia Center, a Audiência Pública “Gestão cultural da cidade: Salvador quer discutir”. O evento, promovido pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), irá reunir representantes do poder público, entidades ligadas à produção cultural, artistas e técnicos para debater os rumos do setor na capital baiana.
Publicado 04/05/2010 14:02 | Editado 04/03/2020 16:20
Estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, da Prefeitura de Salvador, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da Fundação Gregório de Mattos, além dos sindicatos dos artistas e dos músicos. Entre os assuntos abordados estarão a implantação do Conselho Municipal de Cultura, a reabertura do Teatro Gregório de Mattos e a criação de um plano municipal de gestão cultural.
Para a vereadora Olívia Santana, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal, o evento pretende sediar uma discussão que tenha influência direta nas decisões tomadas pelo poder público, principalmente pela Prefeitura. “Infelizmente, o Executivo Municipal ainda não apresentou um plano concreto para a cultura do município e tem colocado este tema em segundo plano. Uma das provas disso é que a Fundação Gregório de Mattos está sem um presidente desde a saída de Antônio Lins, no começo de março”, afirmou.
Olívia também lembra que, segundo o prefeito João Henrique, o Teatro Gregório de Mattos seria reaberto em dezembro de 2009 e isto ainda não aconteceu. “Este tipo de atitude reafirma a nossa intenção de aproximar a sociedade e, principalmente, aqueles que trabalham diretamente com a cultura deste debate. Para que aqueles têm o poder de decisão saibam que este tipo de coisa não pode acontecer em uma cidade como Salvador”, concluiu.
Fonte: Ascom/gabinete da vereadora Olivia Santana