Seminário sobre Lênin terá transmissão ao vivo pela internet
No próximo sábado, 8, a Fundação Maurício Grabois realiza em São Paulo o seminário “Pensar Lenin: aspectos contemporâneos de sua teoria”. Embora seja destinado a convidados, o evento será transmitido pela internet, o que ampliará seu alcance permitindo que internautas de Norte a Sul acompanhem os debates.
Publicado 03/05/2010 12:53
A transmissão será feita pela página da Fundação a partir das 9h30, quando acontece a abertura do seminário.
Entre os convidados estão José Barata-Moura, ex-reitor da Universidade de Lisboa; Luis Fernandes, cientista político e professor de relações internacionais da PUC-RJ; Aloísio Teixeira, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; João Quartim de Moraes, professor titular de Filosofia da Unicamp e Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB.
Segundo Sérgio Barroso, coordenador do seminário e diretor de Estudos e Pesquisa da FMG, há duas motivações para a realização do evento. “A primeira é a lembrança da passagem dos 140 anos de nascimento de Vladimir Ilitch Ulianov”, já que “existe uma gigantesca campanha para omitir o papel do primeiro dirigente máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O fato de Lênin ter desempenhado esse papel é, por si só, extraordinário. Ao esconder esse fato e caluniar Lênin, procura-se apagar o que ele expressa como líder político de uma experiência que provou que os trabalhadores podem assumir efetivamente o poder e superar o capitalismo”.
O segundo aspecto destacado por Barroso é que recordar Lênin “é revisitar suas ideias para mostrar sua contemporaneidade e reafirmar o compromisso com as transformações revolucionárias e socialistas. Um dos objetivos centrais do seminário é exatamente mostrar a fecundidade da sua teoria”.
Da redação
Leia também: Sérgio Barroso: A obra de Lênin se volta para o novo