UJS convoca militantes e simpatizantes para Congresso Estadual
Será de intenso debate o final de semana para a militância da UJS Tocantins. Neste sábado e domingo, 1 e 2 de maio, será realizado o Congresso Estadual da União da Juventude Socialista, que acontecerá no Campus da UFT em Palmas.
Publicado 28/04/2010 16:15 | Editado 04/03/2020 17:22
Com uma vasta programação englobando palestras, GTs, painéis, exibição de filmes e atividades culturais, a entidade espera levar um grande número de militantes de todas as regiões do estado além de uma maciça filiação de simpatizantes da entidade.
Esta sendo esperada a vinda de diversas caravanas de cidades da região sul como Arraias e Gurupi, região norte Augustinópolis e Araguaina, região central Porto Nacional e Paraíso além de maciça participação dos anfitriões do Congresso.
Questões referentes à participação da militância do estado no 15º Congresso Nacional da UJS que será realizado em Salvador-BA em junho deste ano estarão na pauta. Para isso espera que haja apresentações de temas congressuais pautadas em questões da juventude.
No Congresso será debatido o projeto de gestão para os próximos anos e eleita a nova diretoria estadual da UJS durante a Plenária que será realizada no domingo. O encontro visa também preparar toda a militância para a participação em entidades estudantis de grande importância como UEE, DCEs e entidades de nível secundarista.
Além disso, o Congresso servirá para preparar e direcionar a participação da juventude nas eleições estaduais para deputados, senadores, governador e presidente. Esta sendo esperada a presença de membros da Direção Nacional da UJS, e membros da Direção Nacional da UNE para participarem do evento.
A inscrição para participar do evento é no valor de dez Reais, dando direito a alimentação, local para alojamento e certificado de participação.
Congresso Estadual da UJS
UFT de Palmas – TO
Dias 01 e 02 de maio de 2010.
15º Congresso da União da Juventude Socialista, 17 e 20 de junho em Salvador-BA.
Com o lema "Pra Ser Muito Mais Brasil", a proposta de tese contou com dezenas de emendas e foi aprovada de maneira unânime pelos delegados presentes. Agora, o documento será debatido em todo o país, num fecundo processo democrático, até finalmente ter sua versão final aprovada na etapa nacional do Congresso.
"Pra Ser Muito Mais Brasil"
A idéia central proposta pelos jovens socialistas é de que o Brasil, fruto do acúmulo das lutas do povo que redundaram nos avanços obtidos nos últimos anos, tem uma oportunidade rara para se constituir em uma nação próspera, desenvolvida, soberana, justa e integrada de maneira solidária com outros países e povos do continente.
O documento elenca fatos concretos que levam o país a esta nova condição, como a descoberta do pré-sal e a escolha para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas – levando em consideração que estas não são meras competições esportivas, mas foram possíveis graças à nova inserção do Brasil no mundo e podem significar importantes oportunidades para resolver entraves estruturais históricos, melhorando a vida do povo.
Outro eixo importante, decorrente do primeiro, é a percepção de que apenas com a união do povo e muita mobilização social será possível concretizar tal oportunidade em realidade. Ainda pela concepção da UJS, essa luta pela construção de um Brasil melhor está diretamente ligada ao projeto de transformação socialista do país. "Sabemos que, quanto mais as transformações acontecerem, ampliando os direitos do povo e melhorando o país, mais conseguiremos ganhar adeptos para a causa de derrotar o capitalismo e construir uma nova sociedade – e é isso que nos move", aponta o documento aprovado.