Sem categoria

Grécia perde o grau de investimento pela S&P

A agência de classificação de risco Standard & Poor´s rebaixou novamente a nota de crédito soberana da Grécia. O rating de longo prazo caiu de "BBB+" para "BB+", indicando que o país perdeu o chamado grau de investimento na escala da agência. "Nossas hipóteses atualizadas sobre as perspectivas econômicas e fiscais da Grécia nos fizeram concluir que a solvência soberana não é mais compatível com um rating de grau de investimento", diz comunicado da S&P.

A nota de curto prazo baixou de "A-2" para "B" e a perspectiva das notas é negativa. Isso significa que a classificação tende a piorar mais no futuro. A União Europeia pressiona o país a adotar novas medidas de arrocho fiscal, que contrariam os interesses da classe trabalhadora e despertam forte oposição. Neste ano, o país foi palco de três greves gerais.

A agência atribuiu nota 4 para as emissões da dívida do país, o que significa a estimativa de que os compradores de bônus possam ter uma recuperação "mediana" (30% a 50%) do investimento no caso de um calote.

O rebaixamento, segundo a S&P, resulta de novas avaliações dos riscos enfrentados pela economia do país. As opções do governo estão escasseando, por causa das baixas perspectivas de crescimento e das crescentes pressões para medidas de ajuste fiscal, diz a agência. "Os riscos de financiamento de médio prazo relacionados à elevada dívida pública estão crescendo, apesar dos planos de consolidação do governo", afirmam os analistas, em nota.

Em dezembro de 2009, a Standard & Poor’s já tinha cortado a nota soberana da Grécia de “A-” para “BBB+”. Além disso, a classificação foi colocada em perspectiva negativa. No fim de fevereiro, a S&P optou por manter a nota, mas alertou sobre uma nova redução. Hoje também a S&P rebaixou o rating soberano de Portugal, mas este ainda é superior ao da Grécia.

Fonte: Valor