Secretário de Saúde realiza reunião com direção do HGF
O secretário da Saúde, Arruda Bastos, iniciou uma série de visitas às unidades de saúde do Estado. O primeiro hospital visitado foi o Hospital Geral de Fortaleza, nesta sexta-feira (23/04).
Publicado 26/04/2010 09:53 | Editado 04/03/2020 16:33

O Secretário viu de perto o problema da superlotação da emergência e depois seguiu para encontro com dirigentes, onde foram apresentadas e analisadas as demandas mais urgentes do hospital.
Medidas adotadas de imediato
1- Avaliar todos os pacientes e transferir os estabilizados para leitos do Hospital, caso disponível, ou da rede SUS da Capital com regulação através da secretaria municipal de saúde de Fortaleza.
2- Reforço no transporte de pacientes, com o apoio do Samu Regional durante 24 horas. Agora contando com 5 viaturas.
3- Elevação do perfil de complexidade do Hospital de retaguarda, Waldemar de Alcântara, possibilitando, assim, a transferência de pacientes renais agudos, de casos de AVC mais complexos e de outras patologias que anteriormente o Hospital não recebia.
4- Suspender temporariamente procedimentos eletivos até a regularização da oferta de leitos na Capital, principalmente com o retorno da normalidade de atendimento nos Hospitais como a Santa Casa, o Fernandes Távora, o IJF, Frotinhas e Gonzaguinhas e a rede municipal do SUS, que passam por greves de cirugiões, reformas, problemas elétricos, falta de profissionais e de leitos resolutivos, entre outros entraves.
5- Reforço nas centrais de regulação de leitos de Fortaleza e do estado.
6- Levando em conta a complexidade de HGF, definir o perfil de atendimento da sua emergência. Pacientes da atenção básica deverão ser encaminhados para os postos de saúde e pacientes de menor complexidade e estabilizados para hospitais secundários de Fortaleza (Frotinhas, Gonzaguinhas e outros da rede SUS).
7- Investir no PAD (Tratamento domiciliar de paciente crônicos) com a finalidade de ampliar leitos resolutivos nos hospitais terciários da rede SESA.
8- Implantar definitivamente o acolhimento com classificação de risco nas nossas emergências.
9- Ampliar as equipes de plantão (médicos, enfermeiros e outros).
10-Reforçar limpeza, higienização e segurança dos hospitais.
11- Acelerar a obra em andamento no HGF, principalmente a do setor de emergência, que ampliará em 36 leitos a capacidade do setor.
12- Garantir, a nível estadual, a inauguração do Hospital Regional do Cariri para junho, a aceleração das obras do Hospital Regional Norte, bem como a inauguração de 5 (cinco) policlínicas no interior até julho.
13- Reforçar a estrutura dos 34 hospitais-pólo que atendem a população do interior do estado para que possam ampliar a capacidade de realização de atendimentos, diagnósticos e cirurgias de média complexidade.
14- Convocamos o comitê estadual de urgência e emergência para uma reunião extraordinária para o dia 29 (quinta feira) 9:00hs na SESA.
15- Definiu-se que o Dr. Régis Sá (assessor do gabinete) é o responsável pelo acompanhamento das metas conjuntamente com a direção do Hospital.
Fonte: Blog do Arruda Bastos