Vulcão na Islândia expõe vulnerabilidade do mundo
A recente erupção vulcânica na Islândia, que provocou o cancelamento de milhares de voos na Europa durante cerca de uma semana, expôs a vulnerabilidade do mundo a esses eventos e ressaltou a necessidade para planos globais de diminuição de impactos no futuro.
Publicado 23/04/2010 22:11
A afirmação fei feita nesta quinta-feira (22) pela representante especial da ONU para a Redução de Desastres, Margareta Wahlström. Ela disse que o mundo só avalia as consequências negativas dos desastres depois que acontecem.
Apesar dos voos terem recomeçado nos últimos dias, milhares de passageiros continuam a ser afetados e a ameaça de novas erupções significa que mais atrasos são possíveis.
A Estratégia Internacional da ONU para a Redução de Desastres (ISDR), fez um apelo aos governos europeus para integrarem os riscos associados a atividades vulcânicas na sua legislação e políticas de aviação.
Margareta Wahlström enfatizou que os eventos dos últimos dias na Europa demonstraram a importância de implementar planos de contingência a níveis regional e internacional, além dos nacionais, para lidar com os riscos associados a vulcões.
Cientistas vão se reunir nas Ilhas Canárias, na próxima semana, para discutir a gestão de atividades vulcânicas, particularmente o efeito em grandes cidades.
Fonte: Rádio das Nações Unidas