Déda garante R$30 milhões que beneficiarão Aracaju
O ministro da Integração Nacional, João Santana, assegurou ao governador Marcelo Déda nesta quinta, 22, em Brasília, a liberação de R$ 30 milhões que serão destinados aos municípios sergipanos atingidos pelas chuvas da semana passada. Durante o encontro, o governador estava acompanhado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A capital será um dos municípios contemplados com os recursos a serem liberados.
Publicado 22/04/2010 19:56 | Editado 04/03/2020 17:20
Além das demandas comuns aos municípios atingidos, Edvaldo Nogueira encaminhou pleitos específicos da capital em tramitação no Ministério. O montante de recursos que serão liberados pela União terá três destinos delimitados: atendimento de emergência, reconstrução dos locais atingidos e obras de prevenção.
Para agilizar a liberação dos recursos, o governador chamou imediatamente à capital da República secretários e técnicos do Governo de Sergipe, que irão desencadear o processo de elaboração de plano de trabalho para garantir o mais rápido possível os recursos para o Estado, em especial os de socorro emergencial. Por orientação do ministro e determinação do governador, já nesta quinta, o coordenador Especial da Defesa Civil do Estado, José Erivaldo Mendes, reuniu-se com técnicos do ministério.
Pelo mesmo motivo, também pensando em agilizar a liberação dos recursos, Edvaldo Nogueira convocou a Brasília os secretários de Planejamento, Dulcival Santana, e da Assistência Social, Rosária Rabelo, bem como o presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Paulo Roberto Costa.
As garantias do ministro foram repassadas logo depois que o governador detalhou as consequências e os prejuízos das chuvas que caíram sobre o estado na semana passada. O relato de Déda complementou as informações que o ministro obteve pessoalmente ao visitar Sergipe no último sábado, 17, quando, também na companhia de Edvaldo Nogueira, fez um sobrevôo de helicóptero sobre os municípios afetados.
Estado de emergência
Déda destacou que os recursos do Ministério serão destinados aos dez municípios com estado de emergência decretado – São Cristóvão, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Laranjeiras, Brejo Grande e Barra dos Coqueiros, além de Aracaju. Na audiência ministerial, o governador foi assessorado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.