Aperipê realiza 3º Seminário sobre Programação para TV Pública
A Fundação Aperipê realiza de 5 a 7 de maio, no Hotel Quality, o 3º Seminário sobre Programação para TV Pública. Bastante diversificado, o evento promoverá um debate de avaliação dos três anos de gestão e discutirá, nas mesas redondas, temáticas como gestão, programação, financiamento e migração.
Publicado 22/04/2010 18:03 | Editado 04/03/2020 17:20
Para tanto, o seminário contará com a presença de profissionais sergipanos e de outros estados brasileiros, a exemplo da presidente da TV Cultura Pará (Funtelpa) e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Regina Lima; da integrante da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Roseli Gofman; e do presidente da TV Pernambuco (Detelpe), Roger Renoir.
Vale destacar ainda a presença do coordenador da Área Programática de Comunicação e Informação da Unesco, Guilherme Canela, que fará um panorama das emissoras públicas no mundo. “Ter um representante da Unesco nesta edição é uma grande oportunidade de avaliarmos o segmento de maneira macro, de forma a contribuir com o nosso avanço aqui. Neste terceiro seminário queremos fazer uma análise do que já realizamos nos últimos três anos e discutir temas que são permanentes para as emissoras públicas”, explicou a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral.
Gratuito, mas com vagas limitadas, o seminário está com as inscrições abertas, que podem ser realizadas através do e-mail seminario@aperipe.se.gov.br ou do site www.aperipe.se.gov.br. Para participar, basta enviar uma mensagem com os dados pessoais (nome, RG e telefone). Conforme o diretor de Programação da Aperipê TV, Werden Tavares, a presença da comunidade é importante, pois será a oportunidade de sugerir inovações na programação da emissora pública sergipana.
“É um momento de debate entre TV e público; de avaliação da comunidade e de dar sugestões. Hoje contamos com 20h45min semanais de programação local e é interessante saber o que os sergipanos estão achando e o que eles querem ver na TV. Além disso, temos o contato com experiências de emissoras de outros estados que podem ser debatidas e, possivelmente, aplicadas aqui também”, disse.
No dia 7, quando se encerra o evento, será formado um grupo de trabalho com a participação de representantes da sociedade civil para a formatação de um projeto com sugestões para a programação e gestão da Aperipê que, em seguida, será disponibilizado para consulta pública. “A ideia é, após a avaliação e debates, registrar em documento as sugestões, colocar para consulta pública e viabilizar a reestruturação da Aperipê”, disse Indira.
Confira a programação:
05/05/2010
8h – Recepção com café da manhã
09h – Abertura Oficial
10h – Mesa de Debate 1 – Gestão da TV Pública
– Indira Amaral – Diretora presidente da Fundação Aperipê e Vice – Presidente de Programação da Abepec (Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais)
– Regina Lima – Presidente da Funtelpa (TV Cultura/ PA) e presidente da ABEPEC (Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais)
– Roseli Goffman – Membro da Coordenação Executiva do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e conselheira convidada do CFP (Conselho Federal de Psicologia)
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa de Debate 2 – Programação na TV Pública
– Celiene Lima – Diretora da Aperipê TV
– Roger Renor – Presidente da TV Pernambuco
– Paulo Rufino – Diretor geral da TV Brasil
17h – Coffee break
17h30 – “O Panorama da TV Pública no Mundo”
Guilherme Canela – Representante da Unesco
18h30 – Noite de Autógrafos do livro da profª Regina Lima
06/05/2010
Recepção com café da manhã
09h – Mesa de Debate 3 – Financiamento
– Aldanny Resende -Diretor de Marketing e Captação de Recursos da Fundação Aperipê
– Roberto Garcez – Diretor de Serviços da EBC
– Gabriel Priolli – Setor de Rede e Expansão da TV Cultura
– José Eduardo Gonçalves – Presidente da Rede Minas
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa de Debate 4 – Migração Digital
– Jefferson Andrade – Diretor de Operações da Fundação Aperipê
– Guido Lemos – Coordenado do LAViD/ UFPB (Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações em Vídeo Digital)
– Augusto Benevides – Presidente da TV Ceará
– James Görgen – Coordenador de Políticas Audiovisuais do MinC
17h – Coffee break
07/05/2010
Café da manhã de recepção
09h – Formação de GT para formatação de sugestões para a programação e gestão da Aperipê