Sem categoria

Chávez se reúne com Fidel e Raúl para consolidar parcerias

O andamento da colaboração entre Cuba e Venezuela e as maneiras de fortalecer o desenvolvimento de grandes projetos econômicos e sociais foram temas abordados pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante sua visita à ilha, nesta quinta-feira (15). Durante a estada, ele conversou com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, e com o presidente do país, Raúl Castro.

Chávez e Raúl

No diálogo com Fidel, Chávez tratou de diversos aspectos das frutíferas relações de trabalho entre os dois povos, bem como variados tópicos da situação internacional, segundo reportou o jornal Granma. De acordo com a Agência Bolivariana de Notícias, a Venezuela mantém com Cuba mais duzentos convênios, incluindo alguns entre empresas grã-nacionais petroleiras e pesqueiras.

É, portanto, o maior parceiro comercial da ilha, estabelecendo um intercâmbio de bens estimado em 5 bilhões de dólares anuais. Segundo a France Press, Caracas envia a Havana mais de 100 mil barris diários de petróleo em troca de serviços prestados por 40 mil médicos, professores, instrutores desportivos e demais profissionais.

Vindo da Nicarágua, o venezuelano foi a Cuba para reuniões de trabalho, acompanhado por uma delegação de governo, composta pelos ministros do Poder Popular para as Relações Exteriores, Nicolás Maduro; Comunicação e Informação, Tania Diaz; Alimentação, Félix Osorio; e Saúde, Luis Reyes Reyes; além do vice-presidente de Produção e Exploração de Petróleos de Venezuela (PDVSA), Eulogio del Pino, entre outros.

O presidente da Venezuela foi recebido no aeroporto de Havana por Raúl. A sua decisão de ir a Cuba foi anunciada somente ontem. No início desta semana, o vice-presidente e ministro da Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, esteve no país centro-americano com o intuito de acompanhar o cumprimento. de acordos firmados anteriormente.

Antes de deixar a ilha, Chávez, ao lado de Raúl, dirigentes cubanos e sua comitiva, visitou uma comunidade em processo de ampliação construtiva, no município de Playa, onde manteve um animado dialogo com os moradores.

O presidente Chávez anunciou que, na próxima segunda-feira, 19 de abril, irá comemorar o Bicentenário da Independência da Venezuela com os líderes da Aliança Bolivariana das Américas (ALBA), incluindo o próprio Raúl Castro, que estarão em Caracas para uma nova reunião de cúpula do bloco.

O venezuelano havia visitado Havana no final de fevereiro, na mesma época em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao local e se encontrou com os líderes cubanos.

Com agências

Leia também: Venezuela convoca eleições parlamentares para setembro