PC Português se solidariza com fluminenses por tragédia no Rio
Alarmado com as mortes e a destruição ocorridas no Rio de Janeiro após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o Partido Comunista Português encaminhou nota ao PCdoB lamentando as mais de 160 vítimas fatais e os milhares de desabrigados.
Publicado 08/04/2010 16:22
“Queremos transmitir aos comunistas brasileiros e por vosso intermédio ao povo do estado os sentimentos de pesar dos comunistas portugueses pelas vitimas desta catástrofe e a nossa sentida solidariedade para com todos aqueles que, em consequência deste terrível acontecimento, perderam os seus entes queridos e bens”, diz a nota, assinada pelo secretariado do Comitê Central do PCP e datada de 8 de abril.
A nota segue dizendo: “Sabemos o quanto as desigualdades que continuam a marcar o dia a dia de muitos brasileiros pesaram negativamente nas consequências desta catástrofe natural, por isso queremos neste momento expressar-vos o nosso apoio e solidariedade à luta que travais pelo desenvolvimento e progresso social no vosso País. Recebam, queridos camaradas, a nossa solidariedade e as nossas fraternais saudações”.
Drama fluminense
As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde o dia 5 provocaram grandes deslizamentos e alagamentos principalmente na região metropolitana da capital carioca. Até o momento, foram registradas 161 mortes; 11,4 mil pessoas estão desalojadas e 3,2 mil estão desabrigadas. A maioria das vítimas são moradores de favelas e regiões carentes. O município mais atingido foi Niterói, com 89 mortes, seguido do Rio (52) e São Gonçalo (16).
Da redação, com agências