"EUA usam Haiti como campo de treinamento para o Afeganistão"
Um recente relatório da revista Stars and Stripes [1] revela a natureza da operação militar estadunidense no Haiti. Unidades de combate do Iraque e do Afeganistão foram implantadas no Haiti sob a bandeira de uma operação humanitária. Por outro lado, o Haiti também está sendo usado como um campo de treinamento militar para as forças sem experiência em cenários de combate.
Por Michel Chossudovsky*, em Global Research
Publicado 07/04/2010 10:24
De acordo com o informe da Stars and Stripes (de 14 de março de 2010) [2], "os fuzileiros destacados no Haiti para prestar ajuda de emergência após o devastador terremoto de janeiro estão sendo formadas para lutar no Afeganistão."
Os fuzileiros da unidade 22 do Corpo Expedicionário de Marines, que foram deslocados para o Haiti imediatamente após o tremor de terra, estão sendo mobilizados agora para o Afeganistão. Mas, na verdade, a decisão de enviá-los para o Afeganistão foi tomada antes da seu envio ao Haiti:
Outro marine de Carrefour, o soldado de primeira classe, Keith Cobb, 23, de Soso, Mississippi, disse que no destacamento do Afeganistão seria a sua primeira vez que estaria numa zona de guerra. "Eu quero matar os terroristas e livrarnos dos maus, mas eu preferia estar aqui, porque sei que depois disso eu irei para casa", disse ele.
A batalha de proximidade está sendo travada com unidades de combate pequenas "que atacam o inimigo com armas pessoais de alcance muito curto." O treinamento dado no Haiti está focado para a aplicação tanto na guerra urbana como em operações contra os insurgentes.
Em 25 de março, o Exército dos EUA informou que havia retirado do país cerca de 2.200 fuzileiros navais envolvidos na ajuda humanitária no Haiti.
O papel do Exército canadense
O exército canadense adotou um modelo similar. Utiliza o Haiti como uma plataforma de lançamento para garantir a tropas de combate um novo destino no teatro de guerra no Oriente Médio.
Inicialmente deslocadas para o Haiti sob caráter humanitário, as tropas canadenses estão sendo enviadas para o Afeganistão: "'Os soldados do 22 º Regimento Real terão apenas duas semanas antes de terem que mudar seu centro de atividade de ajuda de emergência no Haiti a um treinamento intensivo de combate, para um tour no Afeganistão', disse o comandante das tropas canadenses no exterior " (National Post, 23 de fevereiro de 2010). No entanto, o treinamento das forças canadenses no Haiti seria comunicado no Canadá, antes de seu deslocamento.
[1] http://www.stripes.com/
[2] http://www.stripes.com/
* Michel Chossudovsky é professor (emérito) de Economia da Universidade de Ottawa e diretor do Centro de Investigação sobre a Globalização, Montreal, que mantém a premiada página www.globalresearch.ca. Ele é autor do bestseller internacional "A Globalização da Pobreza e A Nova Ordem Mundial" e colaborador da Encyclopaedia Britannica.
Fonte: Global Research, reproduzido por Rebelión