UN-Habitat: cidades devem ser acessíveis para novas gerações
Terminou nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, o 5º Fórum Urbano Mundial, que reuniu durante uma semana líderes de governo, ministros, prefeitos, especialistas e agências da ONU para discutir a situação das cidades no mundo.
Publicado 26/03/2010 20:12
O evento reuniu durante uma semana participantes de todo o mundo sob o tema 'O Direito à Cidade: Construindo o Urbano Dividido'.
Sob o tema 'O Direito à Cidade: Construindo o Urbano Dividido', o evento promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, recebeu mais de 10 mil participantes.
Vontade Política
Os números foram revelados pela diretora-executiva da agência da ONU, Anna Tibaijuka, durante a cerimônia de encerramento do Fórum.
Ela disse que o mundo deve ter vontade política para que as cidades sejam acessíveis para as próximas gerações. Tibaijuka disse que agora é a hora para agir.
Vários temas foram abordados nos cinco dias de evento, como o acesso à moradia adequada nos centros urbanos, a segurança das mulheres nas cidades e as condições de vida nas favelas.
Uma sessão especial sobre o Haiti teve a participação do primeiro-ministro do país, Jean-Max Bellerive.
Campanha
O UN-Habitat também lançou a 'Campanha Urbana Mundial', com objetivo de unir os setores público e privado e a sociedade civil para que governos coloquem a urbanização sustentável como prioridade das agendas globais.
Anna Tibaijuka anunciou que o Bahrein será a sede da próxima edição do Fórum Urbano Mundial.
Fonte: Rádio das Nações Unidas