França e Alemanha querem envolver FMI no plano de ajuda à Grécia
A França e a Alemanha chegaram a um acordo sobre um plano de financiamento para a ajudar a endividada Grécia que irá envolver os estados-membros da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo informações divulgadas pela presidência da França nesta quinta-feira (25).
Publicado 25/03/2010 15:19
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chaceler alemã, Angela Merkel, chegaram a acordo sobre um esforço conjunto em encontro da UE, que corria risco de fracassar por discordâncias sobre como lidar com a Grécia, que vem sofrendo para superar seus problemas financeiros.
Oligarquia financeira
Um representante da França disse que o acordo com Merkel abre caminho para empréstimos bilaterais dentro da União Europeia combinados com crédito do FMI. Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas não deve ser coisa boa para a classe trabalhadora.
Afinal, os pacotes econômicos que o governo grego baixou recentemente, reduzindo salários e direitos dos trabalhadores, foi uma resposta à forte pressão da cúpula da União Europeia, que querem evitar o calote da dívida externa e salvaguardar os interesses da oligarquia financeira, que no final das contas é quem dá as cartas na comunidade europeia.
Da redação, com agências