Começa nesta quinta (25) a Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais
Na abertura, quinta (25), apresentam-se Fagner, os Irmãos Aniceto e a Orquestra Eleazar de Carvalho
Publicado 24/03/2010 09:35 | Editado 04/03/2020 16:33
Entre os dias 25 e 31 de março, Fortaleza irá sediar o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais. O evento é realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC). Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.
Mas o encontro vai além. Nele será realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. A ideia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.
Saiba um pouco sobre a história do evento com Robson Bomfim Sampaio, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo:
Ao rufar dos Tambores
Esta é a quarta edição da Teia e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia 2010 – Tambores Digitais vai focar a comunicação e a cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre da Casa de Cultura Tainã, que compara o instrumento usado como forma de comunicação entre as tribos à internet. Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicaram e ampliaram o som e o número de tambores das nossas tribos. Os Tambores Digitais dos Pontos de Cultura irão se encontrar no Cortejo da Cidadania, formando o primeiro Encontro de Tambores da Teia.
Quem quiser conferir a programação poderá participar, por exemplo, do Cortejo da Abolição da Cultura – Pela Cultura Livre!, que irá reunir grupos artísticos de todo o país. A Teia 2010 tem início no dia em que o Ceará celebra 126 anos da abolição da escravatura. O estado deu fim à escravidão quatro anos antes da Lei Áurea.
O evento acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura da capital e está aberto, de graça, a todos que desejam participar de suas atividades. A Teia 2010 está aberta, também, a parcerias com estados e municípios.
Fonte: Assessoria de imprensa da Secult