UEP mobiliza 3 mil em ato com o governador
Na capital pernambucana, mais de 3 mil estudantes participaram de uma grande manifestação no centro do Recife, contando com elementos da cultura regional e presença do governador Eduardo Campos e da secretária estadual de Ciência, tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos.
Publicado 23/03/2010 18:29 | Editado 04/03/2020 16:58
A juventude, unida com outras entidades do movimento social, partiu do Ginásio Pernambucano e seguiu até o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio de Governo do estado de Pernambuco. No trajeto, passaram por uma das pontes do Recife antigo e foram embalados por bandas em uma passeata cultural, que denominaram “culturata”, marcando a irreverência e a alegria da juventude pernambucana.
Alegria e politização
O presidente da Ubes, Yann Evanovick, que participou da mobilização em Recife, destacou que a pauta da passeata pernambucana foi a definida pela UNE, pela Ubes e pela ANPG: 50% do fundo do pré-sal para a educação, sem ter se destacado nenhuma questão regional, visto que a pauta mais candente acaba de ser conquistada: a gratuidade na Universidade de Pernambuco (UPE), instituição estadual de ensino superior. Para Yann, trata-se de uma “demonstração real de que a bandeira do pré-sal para a educação mobiliza”.
Os estudantes entregaram ao governador Eduardo Campos um documento reivindicando que os recursos do pré-sal que chegarem ao estado sejam investidos prioritariamente em Educação. O governador não titubeou: subiu ao carro de som dos estudantes e fez um discurso, atacando a concentração dos royalties nos estados produtores e defendendo que sejam distribuídos para todos os estados brasileiros.
"Além de um grande ato reivindicando os recursos do pré-sal para educação e exigindo uma distribuição mais justa dos royalties para todo o país, fizemos também uma homenagem àqueles que contribuíram para a conquista da gratuidade da Universidade de Pernambuco”, descreveu Virgínia Barros, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).
De São Paulo, Luana Bonone, com Estudantenet