Comunistas do Pará comemoraram os 88 anos do PCdoB
Na semana em que o Partido Comunista do Brasil completa 88 anos, a direção do comitê estadual e os municipais no Pará, militantes e amigos participaram de várias atividades que ressaltaram a importância do PCdoB na vida e na história de luta do povo e dos trabalhadores brasileiros.
Publicado 23/03/2010 15:28 | Editado 04/03/2020 16:53
Um conjunto de ações vêm sendo desenvolvidas pela militância comunista do Pará em homenagem aos 88 anos de luta do PCdoB.
Festa Popular
Não podia ser diferente, já é uma tradição da militância comunista no Pará comemorar o aniversário do Partido em praça pública e na manhã de domingo (21), diversas lideranças da política paraense, entidades dos movimentos sociais, partidos amigos estiveram no anfiteatro da Praça da República e fizeram sua saudação ao PCdoB.
Embalados com muito carimbó do grupo folclórico Tambatajá e com muito rock da banda Xamã, o público ficou entusiasmado.
Segundo Jorge Panzera, vice-presidente do PCdoB no Pará, a história de luta do PCdoB, se confunde com a do povo brasileiro. “ São tantas as batalhas travadas, muitas com grandes conquistas, que nos faz crer que sempre optamos pelo caminho correto, o da solidariedade, o do humanismo e o da luta em defesa dos interesses coletivos” , disse Panzera.
O PCdoB no Pará tem uma grande história. É o paartido do estado de de João Amazonas, Expedito Ribeiro, Paulo Fonteles e Neuton Miranda. Sua organização tem a marca da luta contra o latifúndio; por isso, alguns de seus quadros e líderes foram perseguidos e mortos.
"Atualmente, o partido está presente nas lutas do campo, dos estudantes, dos trabalhadores, e tem presença marcante nos espaços de governo que ocupa, transformando cada um deles em espaços democráticos que ajudam na organização e na luta do povo, conquistando direitos sociais", explicou Érico Albuquerque, presidente do partido no Pará.
Justa Homenagem a Neuton Miranda
Outro ponto forte do evento foi a homenagem feita pela Direção Estadual através da militante Eneida Guimarães, que contou em poucas palavras a importância de Neuton Miranda na luta por melhores condições de vida do povo paraense desde quando foi deputado estadual, passando pela Companhia de Habitação do Pará, e recentemente à frente da Superintendência Regional do Patrimônio da União. "Por onde, Miranda sempre colocou esses espaços a serviço da inclusão social do povo sofrido. Ele foi o grande construtor do partido no Pará, e a maior homenagem que podemos prestar a ele é continuar sua trajetória e sua luta", disse, ainda o presidente do PCdoB-PA.
Sessão Especial na Câmara Municiapl de Belém
Além das homenagens prestadas pelo próprio partido e seus militantes, a Câmara Municipal de Belém realizou, em 22 de março de 2010, sessão especial em comemoração aos 88 anos de fundação PCdoB, além de lembrar os 62 anos, "in memoriam" , de Neuton Miranda, ex-presidente regional do partido, morto em fevereiro. A sessão atendeu pedido do vereador petista Adalberto Aguiar que presidiu a sessão.
A mesa foi composta por dirigentes do PCdoB e PT, representantes dos movimentos sociais e sindical, dentre eles CTB, UBM e UJS.
De Belém,
Moisés Alves