Arabistas apoiam diplomacia de Lula no Oriente Médio
Um grupo de intelectuais brasileiros estudiosos da questão árabe e palestina, inconformado com a cobertura da grande mídia, decidiu publicar um manifesto em apoio à diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao Oriente Médio, e em crítica à manipulação e omissão perpetradas pela grande mídia sobre o tema.
Publicado 18/03/2010 16:18
A manifestação de inconformismo com a cobertura deturpada aponta seis temas que foram explorados pela mídia para desqualificar a viagem de Lula à região. Temas que, ao mesmo tempo, demonstram subserviência à mídia estrangeira, principalmente a americana.
Os seis temas do manifesto são as críticas por Lula não ter visitado o túmulo de Theodor Herzl, notório sionista; o boicote que o extremista de direita Avigdor Liebermann promoveu à visita de Lula; a sintonia fina da nossa mídia com a de Israel; o programa nuclear iraniano e a criação de falsas expectativas sobre a visita.
Proposto pelos sociólogos Lejeune Mirhan, Samuel Sérgio Salinas, que é também procurador de justiça aposentado, pelo psicanalista Claude Fahd Hajjar, pelo editor Tamman Daaboul e por Mauro Korban, profissional do direito, o manifesto recebe adesões a partir do e-mail lejeunemgxc@uol.com.br.
Leia a íntegra do manifesto na coluna de Lejeune Mirhan, A visita de Lula a Israel e à Palestina
Da redação