Piauí perde Totó Barbosa, pioneiro da fotografia no Estado

Na noite da última segunda-feira (16), o Piauí perdeu um dos profissionais mais renomados no ramo da fotografia. Antônio Barbosa de Miranda, conhecido como Totó Barbosa, foi um dos pioneiros na arte e faleceu aos 90 anos após problemas cardíacos.

Totó começou a carreira ainda na década de 50, como ajudante nos fotos Brasil e Osael. O fotógrafo logo ganhou destaque e era conhecido pela peculiaridade de suas fotografias, que retratavam a Teresina sob os mais diferentes ângulos. Na mesma época, revelou-se também violonista e trabalhou nas rádios Difusora e Clube.

A política fez parte ainda da intensa vida de Totó Barbosa. Eleito vereador nos anos 70, chegou a ser eleito 3 vezes. Em 2008, recebeu a Medalha do Mérito Renascença das mãos do governador Wellington Dias.

O ex-fotógrafo, que deixou um pequeno foto no Centro de Teresina, estava internado desde janeiro. Por mais de uma vez, ele foi para a UTI  e teve hemorragias. Na manhã do último domingo, Totó entrou em coma e, no dia seguinte, sofreu uma falência múltipla dos órgãos.

O legado do também músico foi transmitido aos filhos. Dois 8, duas, Andréa e Luiza Miranda, são cantoras e fazem parte do grupo Ensaio Vocal. A fotografia de Totó Barbosa serve, até hoje, de referência aos novos talentos piauienses.