Caminhada por um Mundo Mais Humano bateu recorde de público
Junto à vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) cerca de 2.000 pessoas participaram da 5º edição da caminhada Mulheres Por Um Mundo Mais Humano.
Publicado 16/03/2010 18:47 | Editado 04/03/2020 17:18
Organizada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em parceria com o Gabinete da vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) a 5º edição da caminhada “Mulheres Por Um Mundo Mais Humano”, segundo seus organizadores, foi um sucesso e demonstrou a força de mobilização das mulheres. No início da manhã de domingo, 14, as ruas do Parque Cecap, bairro no qual o evento foi realizado, foram tomadas por uma multidão composta de aproximadamente 2.000 pessoas. Mulheres na maioria e homens de diversos bairros de Guarulhos participaram do evento.
À frente da Caminhada e muitas vezes em meio às participantes, a vereadora Luiza Cordeiro utilizou um microfone instalado no carro de som que animava a atividade para enaltecer a participação feminina. “Nós mulheres temos todas as condições de sermos protagonistas na sociedade. Viva as mulheres”, exclamou. A ex-deputada Ana Martins (PC do B) esteve presente na caminhada e participou das diversas atividades que ocorreram durante a manhã.
Findado o percurso da Caminhada, as mulheres foram recebidas no Clube do Parque Cecap com um café-da-manhã especial. Ao mesmo tempo, a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) se apresentava e tocava músicas que empolgavam e faziam dançar. “Não sei se como ou se danço. Isso aqui está muito animado”, disse Maria Auxiliadora, 53, que mora na região do Taboão. Além da GCM, o grupo de capoeira Arte Negra e dançarinas ciganas também se apresentaram.
Apesar das diversas atrações e atividades que visavam proporcionar lazer e diversão às mulheres, a 5º edição da caminhada não deixou de lado o debate sobre a atual situação da mulher na sociedade. Luiza Cordeiro, durante discurso, levantou a necessidade de que as mulheres tenham maior participação nas esferas de poder e política. Um dia antes, durante a Plenária do PC do B, Luiza reconheceu os avanços que as mulheres conquistaram nas últimas décadas. Sobre a possibilidade de pela primeira vez o Brasil ter na presidência da república uma mulher, Dilma Rousseff, disse esperar que a população brasileira de mais avanço. “Não somente por ela ser mulher, mas porque ela é competente e dará continuidade aos avanços até aqui conquistados”, complementou.
A presidente da UBM Flávia Tanaka também discursou. Em sua fala chamou a atenção para as reivindicações do Movimento de Mulheres. “Não queremos tratamento diferenciado com relação aos homens, queremos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades”, declarou.
De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares