Centenário do 8 de março reúne mais de 100 mulheres em São Miguel
O Comitê Distrital do PCdoB de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista ficou pequeno frente ao número de mulheres que atenderam ao chamado para participar da plenária festiva realizada na tarde deste domingo, 7/3. Pela lista de presença, mais de 100 mulheres, de todas as faixas etárias, desfrutaram de apresentações musicais, de dança, sorteios e muita descontração.
Publicado 09/03/2010 12:58 | Editado 04/03/2020 17:18
Entre as manifestações culturais, as lideranças feministas da região e da UBM – União Brasileira de Mulheres alertaram as participantes sobre a importância dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher. “Embora a luta por um mundo de igualdade e contra toda a opressão seja secular, permanece atual em nossos dias”, esclareceu a ex-deputada estadual Ana Martins, especialmente homenageada devido aos 50 anos dedicados à construção de uma sociedade melhor: mais justa, humana e solidária.
Várias resoluções foram aprovadas, como a realização de encontros bimestrais de mulheres na região, com debates, palestras, apresentações de filmes representativos às lutas das mulheres pela emancipação. A líder comunitária e pré-candidata regional Eliane Chagas, mobilizou muitas jovens para o encontro, que contou ainda com a ilustre presença da professora e especialista em violência doméstica, Olívia Rangel.
A coordenadora estadual da UBM Rozina Conceição, ressaltou que este é muito especial, já que temos a possibilidade de eleger uma mulher para ocupar o mais importante cargo político do país: a presidência da república. “A inclusão das mulheres na política é parte essencial da construção democrática. Para avançarmos na formulação de políticas públicas a partir da ótica das mulheres, precisamos radicalizar na democracia e na reordenação dos espaços públicos, dominados pelos homens”, afirmou. O Brasil está entre os 60 países com pior participação das mulheres no Congresso Nacional.
As condutoras, representantes de um segmento organizado na região, marcaram presença em alusão às operárias que deram início às lutas nas fábricas contra a exploração dos patrões e pela redução da jornada. No final do evento, as guloseimas preparadas pelas próprias mulheres foram saboreadas, com chá gelado e refrigerantes.
De São Paulo, Alice Cardoso