Teia Piauí reúne mais de 80 pontos de cultura

Foi em clima de muita descontração que aconteceu, nesta quinta-feira (04), a abertura da Teia Piauí 2010, no Theatro 4 de Setembro. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Wellington Dias, a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, além de TT Catalão representando o Ministério da Cultura e a chefe de representação da regional Nordeste do MinC, Tarciana Portela.

O encontro reuniu mais de 200 representantes de Pontos de Cultura de 89 municípios do Estado, além de grandes nomes da cultura piauiense que também marcaram presença no evento.

O objetivo da Teia Piauí 2010 é promover o intercâmbio e gerar discussões entre os representantes de Pontos de Cultura, além de propor ações específicas referentes à realidade do Estado a serem discutidas e defendidas no 4º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, agendado para acontecer ainda este mês em Fortaleza (CE), entre os dias 25 e 31 de março.

Getúlio Vargas Pereira, representante do Ponto de Cultura de Jardim do Mulato, estava bastante ansioso para começar os debates que serão promovidos durante a Teia: “A minha expectativa para o evento é bem grande, pois pretendo trocar experiências com outros representantes de Pontos de Cultura e assim fortalecer e implementar mais ações de cultura na minha região”, enfatizou.

A presidente da Fundac, Sônia Terra, também descreveu a importância do momento como uma forma de consolidar a cultura piauiense: “A força da cultura piauiense está presente nas mais diferentes manifestações artísticas.Com os Pontos de Cultura podemos desenvolver essa diversidade do Piauí e mostrar a riqueza da nossa identidade cultural”. Sônia ainda acrescentou que quando se investe em arte se gasta muito menos com saúde e segurança.

O governador Wellington Dias em seu discurso disse ter um carinho especial pelo projeto: “Tenho uma predileção pelos Pontos de Cultura pelo fato de promoverem cidadania a muitas comunidades que possuem culturas ricas, mas que não tinham oportunidade de ser divulgadas”.

Para o governador, o fato de o Piauí ter ficado na periferia em algumas áreas acabou ajudando o Estado a se desenvolver em outras, como no meio ambiente e na cultura. A meta agora é expandir os Pontos de Cultura para todos os 224 municípios do Piauí, fortalecendo, assim, as expressões culturais. “É preciso incentivar as lideranças culturais a criarem novos pontos de cultura”, enfatizou.

TT Catalão, representando o Ministério da Cultura, encerrou a solenidade da abertura do evento. Segundo TT, somos nós que legitimamos a cultura. “Não estamos sós! Olhando para essa plateia, percebo que não estamos apenas fazendo pontos de cultura, estamos formando uma grande teia, uma grande rede de cultura nacional, e esse fortalecimento nos faz desatar grandes nós e transpor várias barreiras do desenvolvimento cultural”.

Logo após a solenidade de abertura, o público assistiu à apresentação da dupla de violeiros do Ponto de Cultura Casa do Cantador e ao show do cantor Teófilo Lima.

A Teia Piauí 2010 acontece até o dia 6 de março com a realização de mesas-redondas, debates, oficinas e palestras.