TVSocialista debate desafios da mulher nos 100 anos do 8 de março
Após 100 anos do 8 de março, quais são as conquistas obtidas pelas mulheres? E os desafios do presente e do futuro? Estas e outras perguntas são parte das reflexões de quatro mulheres comunistas, de diferentes gerações, do estado do Rio de Janeiro. O dia-a-dia da militância, a difícil combinação entre o trabalho e a vida doméstica, a luta por mais espaços públicos — em especial na política — são alguns dos temas defendidos na homenagem da TVSocialista com o Alerta Rio.
Publicado 05/03/2010 23:45
Ainda hoje, em muitos lugares, a mulher vive uma estrutura patriarcal conservadora, que privilegia o ser masculino, principalmente no espaço público. Não são muitas as mulheres que alcançaram visibilidade no espaço político, por exemplo.
Mas no Rio de Janeiro isto parece estar mudando. Aqui as mulheres estão na presidência da:
Monique Lemos, presidente da União da Juventude Socialista (UJS); Gabriela Venâncio, presidente da União Estadual dos Estudantes Secundarisats (UEES); Flávia Calé, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE); Ana Rocha, presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
No Brasil, a mulher votou pela primeira vez em 1932. Somente em 1951 foi aprovada pela Organização Internacional do Trabalho, a Convenção de Igualdade de Remuneração entre trabalho masculino e trabalho feminino para função igual. A luta contra a opressão da mulher é parte essencial da agenda socialista.
As mulheres são protagonistas na afirmação de um projeto nacional de desenvolvimento para o nosso país. Sua participação nas esferas de poder e a ampliação de seus espaços na vida política, econômica e social, são garantias da construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.
A visão marxista sempre considerou justamente que a história de opressão da mulher começa com o seu confinamento ao espaço doméstico, seu afastamento da produção social, que coincide com o surgimento das classes e da exploração.
Fonte: TVSocialista
– Saiba sobre o Alerta Rio.
– Colabore com a TV Vermelho enviando indicações de vídeos para tvvermelho@vermelho.org.br.