Governo chinês ataca desigualdades sociais
O premiê chinês, Wen Jiabao, se comprometeu nesta sexta-feira (5) a aperfeiçoar e racionalizar o sistema de distribuição de renda, já que é uma "importante manifestação da igualdade e da justiça sociais" e uma importante ferramenta para promover a demanda interna e reduzir a disparidade de renda.
Publicado 05/03/2010 16:05
"Devemos não só ampliar o "bolo" da riqueza social por meio do desenvolviment econômico, mas também reparti-lo como é devido mediante um sistema racional de distribuição das riquezas", disse Wen durante a sessão parlamentar anual em seu relatório sobre o trabalho do governo.
O governo elaborará sem tardar políticas e medidas orientadas a reajustar o marco da divisão de renda nacional, ao mesmo tempo que incrementará de modo paulatino a proporção da renda da população nessa divisão e a das remunerações de trabalho na distribuição primária, assinalou Wen.
O papel regulador da fazenda e a tributação tanto na distribuição primária como na redistribuição precisa ser fortalecido, "a fim de criar condições que permitam a um maior número de pessoas obter rendas de seus bens", segundo o premiê.
Na China, são cada vez mais frequentes as reclamações no sentido de que o aumento da renda das pessoas está muito abaixo da ampliação da renda fiscal do Estado. Os baixos rendimentos foram também assinalados como a causa de redução dos gastos de consumo.
Além disso, as pessoas manifestam seu descontentamento ante as aviltados rendas dos monopólios industriais, que ampliam a disparidade dos rendimentos e pioram a situação da igualdade social.
Wen sustentou que é necessário aprofundar a reforma do sistema de divisão de renda nas indústrias monopolistas e estabelecer padrões estritos para os rendimentos do pessoal encarregado da gestão e da administração, sobretudo no caso dos executivos.
De acordo com o relatório, é preciso combater e abolir decididamente os rendimentos ilegais e regulamentar os informais, a fim de estabelecer, gradualmente, um padrão de distribuição transparente, justo e racional, e de retificar com firmeza a tendência ao crescimento da disparidade de renda.
Fonte: Xinhua, via blog La Conquista de la Civilización Socialista.