Convênio do CES garante cursos de extensão para trabalhadores
Uma parceria do Centro de Estudos Sindicais da Bahia – CES com a Faculdade Visconde de Cairu irá assegurar o acesso de trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados à cursos na universidade. São mais de 30 cursos de extensão nas áreas de formação básica, formação profissional e política, além do primeiro curso de especialização em gestão sindical classista. A parceria ainda inclui a instalação de creche-escola em áreas comerciais para os filhos dos trabalhadores.
Publicado 05/03/2010 22:20 | Editado 04/03/2020 16:20
“Estamos disponibilizando esses cursos que, na verdade, são resultado de uma solicitação dos próprios sindicatos para qualificar os dirigentes e assessores na gestão classista”, afirmou o coordenador do CES–BA, José Evangelista. O convênio de cooperação técnica é extensivo à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. Os demais sindicatos que quiserem aderir precisam apenas formalizar os contratos.
As mensalidades dos cursos terão abatimentos de 25% para os associados e dependentes, e de 30% no caso de pagamento consignado em folha e com a devida adesão das empresas – algumas, inclusive, já sinalizaram positivamente à proposta. Os descontos também valem para os cursos de graduação ofertados pela Cairu – Ciências Contábeis, Administração, Turismo e Pedagogia.
As aulas serão na própria faculdade, nos Barris. A Cairu também disponibilizou seu Centro de Pesquisa e, em cooperação técnica com o CES, serão iniciados trabalhos de campo para traçar o perfil do trabalhador, envolvendo questões como qualidade de vida e faixa salarial. “Essa é outra carência que existe no sindicato. Não há uma cultura de pesquisa sistemática. A nossa proposta, com isso, é utilizar o movimento sindical como um laboratório científico de pesquisa”, explica Evangelista. A idéia é que sejam criados bancos de dados para cada entidade, monitorados por um sistema de pesquisa permanente.
De Salvador,
Camila Jasmin