Lula antecipa viagem ao Chile e diz que Brasil ajudará o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (1º) que antecipará a visita ao Chile porque a situação no país é mais grave do que imaginava. Lula disse ainda que o Brasil vai fazer o possível para ajudar o Chile após o devastador terremoto de sábado. Por hora o Brasil já enviou um hospital de campanha e quatro equipes do corpo de bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal para ajudar nas buscas. Para o presidente brasileiro, o mais importante agora é salvar vidas.

Ao menos 160 pessoas foram detidas nesta madrugada, na cidade de Concepción (Bio-Bio), a mais afetada pelo terremoto que devastou o centro-sul do Chile, onde foi decretado um toque de recolher noturno. A medida é uma tentativa de evitar saques. O terremoto causou pelo menos 711 mortes e deixou 2 milhões de desabrigados.

Segundo Lula, até agora não houve confirmação de nenhum brasileiro vítima do terremoto. “Eu gostaria que não tivesse nenhum brasileiro, nenhum chileno, nenhum ser humano debaixo dos escombros”, acrescentando que está sendo discutida a possibilidade de trazer brasileiros em um avião da FAB, mas isso depende de acordo.

– Leia também:
Chile decreta toque de recolher em zona afetada por terremoto

Fonte: da redação, com agências

– Colabore com a TV Vermelho enviando indicações de vídeos para tvvermelho@vermelho.org.br.