Lideranças do PCdoB saem otimistas de reunião com Ciro Gomes
Partidos da base de sustentação do governo Lula discutiram nesta quarta-feira, 24, o projeto político para o estado de São Paulo com o deputado federal Ciro Gomes. “A reunião foi muito positiva e abre perspectiva de diálogo com ele para a discussão de uma eventual disputa no estado”, ressalta a presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão.
Publicado 25/02/2010 12:50
Ela atribui o bom resultado da reunião à unidade dos partidos que desde o ano passado discutem a melhor alternativa para a disputa no Estado. “A reunião de hoje contou com a presença de lideranças estaduais e federais do PCdoB, PSB, PDT e PT, todos os presidentes estaduais, isso demonstra o grau de comprometimento dos partidos ao plano estadual e nacional”, destaca.
O encontro aconteceu na sede nacional do PSB em Brasília e contou com a participação de importantes lideranças entre elas o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP); Márcio França, presidente estadual do PSB; Edinho, presidente estadual do PT e os deputados federais Paulinho da Força (PDT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Abelardo Camarinha (PSB-SP), além dos deputados estaduais Pedro Bigardi (PCdoB) Rogério Nogueira (PDT) e Vinícius Camarinha (PSB).
As lideranças partidárias expuseram ao deputado o quadro político do estado e foram unânimes ao apontar o deputado federal Ciro Gomes como único capaz de unificar todos os partidos da base do governo Lula em torno de uma candidatura ao governo do estado. O próprio PT apoia integralmente uma possível candidatura do deputado. Essa decisão foi discutida em reuniões do grupo que apontam Ciro Gomes como alternativa para a disputa paulista, como um nome forte e capaz de mudar o poder que impera há 20 anos em São Paulo.
“A candidatura de Ciro Gomes no estado leva a outro patamar a disputa eleitoral; é um nome nacional com vasta experiência política”, destaca o deputado estadual Pedro Bigardi.
Na opinião do grupo, Ciro Gomes possui capacidade política para enfrentar os grandes problemas de São Paulo, como a questão da segurança pública, educação, desenvolvimento econômico, entre outros.
Mesmo com todo o apoio recebido, Ciro Gomes mantém sua candidatura à Presidência da República por entender que há uma fragilidade no quadro político nacional. Porém, o deputado federal não descartou totalmente a possibilidade de ser candidato ao governo de São Paulo “desde que isso faça parte do projeto nacional para a continuidade do governo Lula”.
Ciro Gomes agradeceu o apoio recebido dos partidos e se diz lisonjeado com a confiança e respeito demonstrados pelas lideranças partidárias.
Segundo Nádia, o grupo formado por PCdoB, PSB, PDT, PT, PSC, PTN, PSL, PPL e PRB continuará as articulações para as eleições de 2010 e pretende conquistar mais partidos para integrar a luta pelo governo do estado de São Paulo. Mais duas reuniões com o deputado federal Ciro Gomes ficaram agendadas para março e abril em São Paulo, local escolhido pelo próprio Ciro Gomes.
De Brasília,
Eliane Silva Pinto