MP quer suspensão da integração na linha 1 e 2 do metrô
O Ministério Público do Rio de Janeiro quer restabelecer o sistema de baldeação do metrô da capital, na estação Estácio enquanto não terminarem as obras da ligação direta Pavuna-Botafogo (Linha 1A). O MP quer que a conexão só comece a funcionar quando as novas estações Cidade Nova e Uruguai estiverem prontas, a última tem previsão de ser concluída em 2014.
Publicado 22/02/2010 18:59 | Editado 04/03/2020 17:04
O promotor Carlos Andresano Moreira entrou com uma ação no Tribunal de Justiça no dia 19 para que a concessionária do Metrô possa solucionar os problemas ocorridos durante a viagem dos usuários do transporte público.
Superlotação, calor excessivo e falta de sinalização para os trens, são apenas alguns dos problemas encontrados na vistoria feita pelo Ministério Público, de acordo com Carlos Andresano. “Como o serviço está abaixo do esperado, não é possível permitir que o consumidor seja prejudicado, é um desrespeito ao código de defesa do consumidor”, disse.
Um trem que circulava no dia 22, por volta das 13h pela Linha 1A, apresentou problemas no sistema de refrigeração. Dois vagões estavam com o ar-condicionado sem funcionar, gerando um forte calor.
Durante todo o carnaval, o metrô também circulou com excesso de passageiros e sem ar-condicionado. Muitas pessoas reclamaram, pois o recomendado era utilizar o transporte público de massa para evitar engarrafamentos durante a passagem dos blocos.
Segundo o Metrô Rio, a solução para o calor dentro dos vagões é a aquisição de 19 novos trens (114 novos carros) com sistema de ar condicionado adequado para receber a incidência direta de sol na Linha 2. Porém, a empresa diz que apenas em 2011 estes novos trens só estarão disponíveis.
O Ministério Público também solicitou à Federação Nacional dos Metroviários que informe acerca das condições a que são submetidos os metroviários no desenvolvimento de suas atividades, bem como dos riscos a que estão expostos em virtude da falta e/ou precariedade da sinalização existente, bem como do excesso de luminosidade e calor.