Congresso do PT: dirigentes destacam conquistas do Governo Lula
O primeiro dia do 4o Congresso Nacional do PT, em Brasília, nesta quinta-feira (18), foi marcado pela avaliação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e dos dois presidentes do Partido – o eleito José Eduardo Dutra e o atual, deputado Ricardo Berzoini (SP), dos dois mandatos do Governo Lula. No Seminário Internacional, com a presença das delegações estrangeiras, eles destacaram os reflexos do desenvolvimento econômico e dos programas sociais no país.
Publicado 19/02/2010 14:25
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou que a apresentação da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência da República, mostra a importância do País continuar investindo no aperfeiçoamento das políticas públicas de inclusão.
A ministra Dilma Rousseff fez um balanço detalhado das ações mais importantes do governo Lula que levaram o país a um processo de transformação sócio-econômico que tirou da pobreza cerca de 20 milhões de pessoas nos últimos anos e colocou mais de 52% da população brasileira na classe média. Ela destacou a prioridade do governo em promover o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a distribuição de renda como o ponto forte do atual governo.
Ela destacou que a sociedade brasileira deve estar preparada para dar um enorme salto de qualidade com o resultado da exploração de petróleo na camada do pré-sal. E afirmou que será fundamental para o País investir em educação, para formar professores, e em tecnologia e inovação. Para isso, a grande aliada será a banda larga e o acesso à rede de computadores por todos os alunos.
Segundo a ministra, o governo conseguiu implantar uma nova política na educação ao criar novas universidades e escolas técnicas, facilitando o acesso de alunos carentes à universidade, com o ProUni e outros programas.
Dilma disse aos representantes de partidos do exterior que o Brasil continuará investindo nas relações bilaterais com todos os países. Ela defendeu o fortalecimento do Mercosul, do Parlamento do Mercosul (Parlasul), do Banco a ser criado pelos países do bloco, assim como o incentivo às parcerias no campo da segurança alimentar com países da África.
Compromisso com o povo
Sobre o programa Bolsa Família, Dilma afirmou que o programa é um elemento fundamental para a população pobre sobreviver com dignidade. A ministra disse que que o Brasil deu um salto de qualidade na agricultura de alta produtividade sem abandonar a política da agricultura familiar, que incorpora milhões de brasileiros e aumentou as linhas de crédito para o setor produtivo e para as pessoas.
“Nós vamos assinar mais um compromisso com o povo, de que vamos continuar no caminho da mudança. Vamos levar a cada canto e recanto a transformação e a esperança na justiça social no Brasil”, disse ela.
Com Lula e Dilma
Para Berzoini, o novo modelo econômico implementado pelo governo não é apenas mais eficiente do que os dos governos anteriores, como também foi fundamental no enfrentamento da crise mundial. "Com a liderança do presidente Lula e da ministra Dilma nós vencemos a crise e, ao mesmo tempo, conseguimos gerar um sentimento de superação e de aumento da auto-estima do povo brasileiro jamais visto em outras ocasiões", disse.
José Eduardo Dutra destacou a vitalidade política demonstrada pelo PT na realização do PED 2009, quando 518 mil filiados participaram da eleição das direções partidárias, o que coloca o partido como uma das grandes forças políticas no mundo. Ele enfatizou também a coerência política do partido nestes 30 anos de sua fundação. "O mundo mudou, o Brasil mudou e o PT também mudou, mas jamais abandonou os princípios que nortearam a sua criação nos anos 80", afirmou.
O I4o Congresso Nacional do PT prossegue até este sábado (20) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Hoje haverá a posse dos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional. Amanhã, às 10h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República.
Da sucursal de Brasília