UFC debate ENEM como critério de acesso à Instituição

Para debater a possibilidade de adesão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um dos critérios de acesso à UFC, serão realizados, nos campi da UFC em Fortaleza, três grandes debates, de acordo com o seguinte calendário: dia 22, às 9h30min, no auditório da Reitoria, no Benfica; dia 23, às 15h, no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, no Centro de Ciências, Pici; e dia 24, às 10h, na Sala C da Biblioteca no Campus de Porangabuçu.

No próximo dia 26, às 9h, o Conselho Universitário, instância máxima deliberativa da UFC, se reunirá para decidir sobre a possibilidade de adoção da nota do ENEM como critério de acesso à Instituição.

Desde abril do ano passado, logo em seguida ao anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre a utilização da nota do ENEM como critério de ingresso nas instituições federais de Ensino Superior, a UFC realiza reuniões, com diversos interessados, para definir a melhor maneira de adotar o Exame em seu vestibular.

A UFC também vem promovendo, de forma contínua, discussões com diretores de centros, faculdades, institutos e campi do Interior (Cariri, Sobral e Quixadá) sobre a adoção do ENEM no vestibular.

A Universidade já participou de audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa, de debate promovido pela Associação dos Docentes da UFC (ADUFC) e com seus alunos e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE).

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) concordaram na utilização do Exame como forma de ingresso ao Ensino Superior.

Segundo dados do MEC, 38 universidades e 31 institutos federais já utilizam o resultado do ENEM como forma de ingresso de novos alunos. A UFC decidiu não adotar o ENEM no Vestibular 2010, o mais recente aplicado pela Universidade, para debater por mais tempo o assunto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC