Renildo Calheiros comemora o resultado positivo do carnaval 2010
O prefeito de Olinda Renildo Calheiros (PCdoB) não consegue esconder o contentamento ao divulgar o balanço do carnaval em Olinda. Nesta quarta-feira, o prefeito se reuniu com 10 secretários e representantes da Polícia Militar de Pernambuco e informou à imprensa que o carnaval foi bem tranqüilo. “Este foi, sem dúvida, o mais bonito e animado Carnaval que Olinda já viu”, exclamou com satisfação.
Publicado 18/02/2010 17:44 | Editado 04/03/2020 16:58

Neste carnaval, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade recebeu 1,5 milhão de pessoas, 70 mil eram turistas, a maioria de São Paulo. Por causa da movimentação intensa de visitantes, foi possível registrar no mercado informal 50 mil pessoas que se beneficiaram indiretamente com a festa, fazendo uma renda extra.
Para garantir a segurança de todos que foram brincar o carnaval, a PMPE contou com o apoio de 17 câmeras que monitoraram o Sitio Histórico. Ainda trabalharam em todos os focos de festa da cidade 1,4 mil policiais mais o reforço de 110 guardas municipais. O resultado foi o registro de uma diminuição significativa de 60% na violência em relação a 2009. Com relação a isso, Renildo Calheiros demonstrou muita satisfação com o resultado positivo deste ano.
De acordo com o balanço divulgado, foram realizadas 122 detenções, entre repressão contra a pessoa, patrimônio público e outros, mas nenhum homicídio foi registrado nos focos de folia. A Guarda Municipal realizou 561 ações de segurança nos focos de folia, além de 38 boletins de ocorrência, contra 99 no ano passado. Foram encontrados 1,3 mil documentos perdidos durante o Carnaval. O folião que perdeu seu documento pode acessar o site www.gmolinda.uniblog.com.br e conferir se está no sistema.
Para manter a limpeza, foram recolhidas 266 toneladas de lixo do sábado até a terça-feira. A Vigilância Sanitária realizou 2,5 mil inspeções, houve uma redução de 35% nos procedimentos médicos nas unidades municipais de saúde, de 1.556 contra 2.407 em 2009. Quanto à fiscalização do som eletrônico, foram feitas 16 advertências por som alto no Sitio Histórico, duas delas flagradas com carro de som.
Do Recife,
Elaine de Paula, com informações da mídia local.