Após reforma, Casa da Cultura de Teresina reabre em março
Os amantes das artes têm um ótimo motivo para comemorar: a Casa da Cultura de Teresina está prestes a concluir sua tão esperada reforma de revitalização. Capitaneada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Casa promete mostrar seu retoque especialíssimo na maquiagem ao público teresinense tão logo passe a ressaca do carnaval.
Publicado 18/02/2010 10:23 | Editado 04/03/2020 17:01
Segundo Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a climatização da Casa da Cultura é um dos pilares da reforma. “Estamos climatizando toda a Casa, tanto no primeiro piso quanto no segundo, onde temos o Museu e o importante acervo da Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco”, explica Cineas.
Além da preocupação em tornar o ambiente um lugar agradável debaixo do calor de nossa capital para visitantes e funcionários, a parte elétrica também motivou essa delicada cirurgia plástica. “A fiação já velha era um sério problema, pois ameaçava proporcionar curtos-circuitos e danificar todos os setores, cada qual com seu terminal eletrônico”, prossegue o presidente da Fundação, que faz uma ressalva quanto à estrutura física da Casa da Cultura: “Não mexemos na arquitetura, até porque não podemos, uma vez que se trata de um patrimônio cultural cujo valor arquitetônico está intimamente ligado à história da cidade”.
Para Josy Brito, diretora da Casa da Cultura, a importância da reforma vai além do aspecto histórico do local. “A Casa é uma grande difusora de cultura e por conta disso queremos dar mais qualidade ao atendimento da comunidade”, ressalta. Josy afirma que a obra, que começou em janeiro deste ano, não deve demorar muito para ser finalizada, apontando o dia 20 de março como a data para a reabertura da, agora recauchutada, Casa da Cultura. “A cidade ganha muito com essa reforma, a visibilidade da Casa será melhor e o público teresinense terá um belo espaço para apreciar shows, exposições e exibições de filmes”, diz Josy com seu largo sorriso, finalizando com uma certeza impossível de se questionar: “Ganha todo mundo”.
Que o diga o artista e, sobretudo, o apreciador da boa arte.