Unitins realizará mapeamento da Economia Solidária no Tocantins

Conhecer quantos são, onde estão e quais as condições dos empreendimentos econômicos solidários do Tocantins é o objetivo de um mapeamento que a equipe da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em parceria com outras instituições, estará realizando.

O trabalho é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Segundo Munique Maia, coordenadora das ações na Unitins, os resultados farão parte do banco de dados do Sies – Sistema de Informação da Economia Solidária. “A ideia é trabalhar com base nesses números e pensar em políticas públicas”, acrescentou. Além dos empreendimentos, serão pesquisadas as entidades de apoio, assessoria e fomento e as políticas públicas existentes no âmbito da economia solidária.

Os resultados dessa pesquisa serão comparados com os dados do último mapeamento, que foi realizado em 2007, e analisados pelo Conselho Gestor Estadual, que validará as informações coletadas em campo.

Mapeamento

Para que o trabalho de pesquisa e entrevista dos atores da economia solidária seja concretizado, será realizado um processo seletivo para a contratação de supervisor técnico, com formação superior, entrevistador e digitador, com formação em ensino médio para esses dois últimos cargos. Segundo Munique, a perspectiva é que o edital de seleção seja publicado até o final de fevereiro.

A coordenadora informou que será realizado um curso de capacitação com os profissionais selecionados. Ao final do trabalho de mapeamento, será realizado um seminário e lançado um livro com os dados da pesquisa e com um histórico da economia solidária no Tocantins.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mapecosol@gmail.com. (Thâmara Filgueiras)
Fonte: Unitins