Governador promete apoio do presidente Lula no caso Unitins
O resultado dos estudos realizados desde o dia 10 de dezembro de 2009 pela Comissão Multilateral de Estudos para a Reestruturação da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins – foi entregue em um relatório ao governador Carlos Henrique Gaguim, na tarde desta terça-feira, 2, no Palácio Araguaia, em Palmas.
Publicado 03/02/2010 13:53 | Editado 04/03/2020 17:22
O documento apresenta 18 recomendações que serão analisadas pelo governador e apresentadas por ele à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, ainda nesta semana, em Brasília.
“Vamos acabar com essa novela e dar tranquilidade aos nossos universitários e servidores da Unitins. A nossa preocupação é que os quase 50 mil alunos que estão nesse impasse possam garantir seus certificados de conclusão dos cursos”, disse o Governador. Carlos Gauim ainda explicou que o Governo do Estado vai negociar com o Governo Federal e com a Eadcon, instituição que mantém contrato com a Unitins, para que os cursos que estão em andamento possam prosseguir até o final. “A instituição será inserida na UAB – Universidade Aberta do Brasil, que é totalmente gratuita. Faremos tudo isso com o apoio do presidente Lula”, completou.
Os estudos foram realizados pela Comissão Pró-Unitins e contaram com a participação dos servidores da universidade que sugeriram a inclusão de alguns tópicos no relatório. “Nós constatamos alguns desacertos criados ao longo das últimas administrações da instituição, mas que são possíveis de resolução. Em dois meses é possível colocar a Unitins nos trilhos”, afirmou a presidente da Comissão, Maria Luiza Nascimento.
A meta do Governo é fazer com que a Unitins se torne auto-suficiente em termos financeiros. Para isso, uma das propostas do relatório é restabelecer os projetos na área de pesquisa, extensão e pós-graduação. “Esses são pilares dentro da universidade que trazem recursos para ela”, explicou Maria Luiza.
Outro ponto estudado foi o contrato com a Eadcon. Foi alterado quem é o contratante e o contratado. “Agora é a Unitins quem contrata a Eadcon. Toda a parte acadêmica, como professores, tutores e produção do material didático será de responsabilidade da Unitins, a Eadcon será responsável apenas pelo sistema de transmissão das aulas”, explicou Maria Luiza. (Samuel Daltan)
Fonte: Secom