Sem categoria

Emir Sader e Bernard Cassen debatem 10 anos de FSM

A manhã do segundo dia de Fórum Social Mundial em porto Alegre deu continuidade ao Seminário que pretende realizar um balanço e apontar perspectivas ao FSM – Seminário 10 anos depois: desafios e propostas para um ooutro mundo possível. A parte da tarde será preenchida pelos debates promovidos por diversas entidades, dentre as quais a CTB, a UBM e a Unegro.


- Luana Bonone

Figuras como o sociólogo Emir Sader, o jornalista Bernard Cassen (Le Monde Diplomatique), o economista Paul Singer e a feminista Nalu Faria participaram de mesas que debateram a conjuntura mundial em diversos aspectos. Foram quatro mesas debatendo aspectos da conjuntura mundial: ambiental, econômica, social e política. Todas as mesas contaram com presença de muitos painelistas estrangeiros. Emir Sader insistiu na importância do FSM apontar alternativas de combate ao neoliberalismo e pautou a importância do protagonismo dos movimentos sociais neste processo.

Hoje à tarde (26/1), a partir das 14h, ocorrem atividades autogestionadas, dentre as quais estão previstas atividades da CTB, da UBM e da Unegro. A CTB debate “Meio ambiente com sustentabilidade sócio-ambiental” no auditório da Fetag (Rua Santo Antônio, 121). Já a oficina da UBM será na tenda da Paz (em frente à Usina do Gasômetro) e o tema é “Mulher no Espaço de Poder”. A Unegro realiza mesa sobre o estatuto da Igualdade racial no plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O final do dia será marcado pelo que será a maior atividade do Fórum: “Diálogos com o presidente Lula”, no ginásio Gigantinho, a partir das 18h.

De Porto Alegre, Luana Bonone