Sem categoria

Governo presta homenagem aos militares mortos no Haiti

O presidente Lula, acompanhado de vários ministros, acompanhará a solenidade de homenagem póstumas aos militares mortos na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah), na tarde desta quinta-feira (21), na Base Aérea de Brasília.

As homenagens póstumas constarão da condecoração desses militares com a Medalha do Pacificador com Palma post mortem e a Promoção post mortem. A Medalha do Pacificador com Palma é concedida aos militares brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida.

A Promoção post mortem é concedida ao militar que, em pleno serviço ativo, vier a falecer em conseqüência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço. O militar será considerado promovido ao posto ou graduação imediata, na data do falecimento.

O Ato Solene será iniciado com a chegada e recepção do Presidente Lula e sua comitiva; execução do Hino Nacional; imposição da Medalha do Pacificador com Palma; Promoção Post Mortem; leitura da mensagem do Comandante do Exército; palavras do Presidente da República; mensagem do Arcebispo Militar e o Toque de Silêncio. A solendiade será encerrada com o cumprimento do Presidente da República às famílias.

Após a saída do Presidente Lula, será feita a entrega das Medalhas aos familiares. Depois da cerimônia, haverá o traslado dos corpos dos militares, em aeronaves da Força Aérea Brasileira, para serem sepultados nas seguintes cidades:

– Rio de Janeiro (Coronel Emilio Carlos Torres dos Santos);
– São Paulo – SP (Coronel João Eliseu Souza Zanin);
– Niterói – RJ (Tenente-Coronel Marcus Vinicius Macêdo Cysneiros);
– Brasília – DF (Major Adolfo Francisco Adolfo Vianna Martins Filho);
– Santa Maria – RS (Tenente Bruno Ribeiro Mario);
– Patos de Minas – MG (Subtenente Raniel Batista de Camargos);
– Lorena–SP (2º Sargento Davi Ramos de Lima, os Cabos Douglas Pedrotti Neckel e Washington Luis de Souza Seraphin, e o Soldado Felipe Gonçalves Julio);
– São João Del Rey–MG (2º Sargento Leonardo de Castro Carvalho);
– Paracambi–RJ (3º Sargento Rodrigo de Souza Lima);
– Cruzeiro–SP (Soldado Tiago Anaya Detimermani);
– Cachoeira Paulista–SP (Soldado Antônio José Anacleto);
– Silveiras–SP (Soldado Rodrigo Augusto da Silva);
– São Vicente–SP (Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e o Soldado Kleber da Silva Santos).

Homenagem da ONU

Também nesta quinta-feira, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, haverá homenagem ao brasileiro Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU morto pelo terremoto do Haiti,. Costa era Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Minustah (missão de estabilização da ONU no Haiti).

Segundo o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), as portas do Palácio Itamaraty foram abertas às 10 horas para que autoridades, amigos e o público prestassem homenagem ao brasileiro morto na missão de paz da ONU. Às 12 horas foi realizada uma breve cerimônia com a presença do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, representando o Governo brasileiro, e da Sub-Secretária-Geral do Departamento de Apoio Logístico das Nações Unidas (DFS), Susana Malcorra, que representa o Secretário-Geral da ONU.

O corpo do Vice-Representante Especial do Secretário-Geral chegou ao Brasil na noite de quarta-feira (20), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado de sua família, de representantes da ONU e do Itamaraty. Na sexta-feira (22) partirá para Nova York, onde será sepultado.

Em nota oficial, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que Costa foi "uma lenda" para as operações da paz da organização, devido ao seu "extraordinário profissionalismo, dedicação, carisma e devoção". Segundo Ban Ki-moon, o brasileiro foi "o mentor de gerações de funcionários da ONU", sendo que seu legado "seguirá vivo para todos que servem sob a bandeira azul das Nações Unidas ao redor do mundo".

Da sucursal de Brasília
Com agências