Fórum Social Temático da Bahia terá Espaço da Juventude

A juventude terá espaço de destaque no Fórum Social Mundial Temático da Bahia – FSMT-BA. Armada no Passeio Público (Campo Grande), a Tenda da Juventude – Um Diálogo com a diversidade contará com uma programação de debates, intervenções culturais, lançamento do livro Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas, e a posse da nova diretoria União dos Estudantes da Bahia – UEB.

“A Tenda da Juventude é importante para pôr, na agenda do Fórum, as pautas da juventude e, ao mesmo tempo, ser um espaço de articulação e congregação deste seguimento social, através de suas diversas organizações”, destacou o presidente do Conselho Estadual da Juventude – Cejuve, Juremar Oliveira, um dos responsáveis pelo espaço. Movimento estudantil, juventudes ligadas a ONGS e juventudes partidárias estarão reunidas na Tenda, atestando o seu caráter diverso e plural.

“Se não fosse a juventude presente no Fórum, ele não teria esse caráter reivindicatório, de conseguir mostrar, de fato, uma disposição, a nível mundial, de transformação do mundo, de apresentar que um outro mundo é possível”, pontuou o presidente da UEB, Vladimir Meira. A nova diretoria da entidade será empossada no dia 29, às 18 horas, com a presença de entidades representativas dos movimentos sociais na Bahia, a exemplo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil – CTB, Movimento dos Sem-Terra e sindicatos.

Programação

Com temas direcionados às bandeiras de luta da juventude, como a participação do segmento na construção de políticas públicas, as mesas-redondas da Tenda completam a grade de programação. Entre os debatedores, o presidente da União Nacional dos Estudantes – Une, Augusto Chagas; o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Lula, Danilo Moreira; os deputados estaduais Javier Alfaya (PCdoB) e Yulo Oiticica (PT), da Frente Parlamentar de Juventude; o Pró-reitor de Assistência Estudantil da UFBA, Álamo Pimentel; e a socióloga e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Juventude, Cultura, Identidade e Cidadania, Mary Castro.

Mary, inclusive, é a autora do livro que será lançado no dia 29, às 14h. A obra, escrita com a também socióloga Miriam Abramovay, numa parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude e a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, é fruto de pesquisa junto a cerca de 2 mil jovens participantes da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, realizada em abril de 2008, em Brasília.

Englobando entidades como a Centra Única das Favelas e a União da Juventude Socialista, movimento negro, LGBT, feministas e do hip-hop, quilombolas, jovens sindicalistas e da área rural, comunidades indígenas e grupos religiosos, o livro traça um perfil sócio-demográfico e político-institucional da juventude brasileira. Entre os temas abordados, maioridade penal, união civil entre pessoas do mesmo sexo, legalização do aborto, segurança pública, as percepções sobre os problemas do Brasil, as políticas de juventude em áreas como trabalho e educação, e as representações sobre participação dos jovens na vida política do país.

“Para nós, o Fórum Social Mundial Temático serve à juventude do mundo inteiro, na medida em que se torna um espaço importante para combater a globalização e provar o declínio e o atraso das idéias neoliberais do mundo, conforme assistimos através desta crise do capitalismo. Precisamos adotar os caminhos para distribuir renda e melhorar as condições de vida dos trabalhadores”, arrematou Juremar Oliveira.

De Salvador,
Camila Jasmin