Grafiteiro faz obras em 3D para campanha ‘2010 é do Brasil’
O grafiteiro, muralista e artista plástico Eduardo Kobra faz, até o dia 31 de dezembro, três obras simultâneas, todas em 3D, em três grandes cidades brasileiras. Em São Paulo, ele faz um Pelé em homenagem ao Ano da Copa do Mundo; uma piscina no Rio de Janeiro, em homenagem à conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 e, ainda, ao atleta Cesar Cielo; e marcos da cidade de Brasília para os 50 anos da cidade. As obras serão entregues nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2010.
Publicado 30/12/2009 15:01

O projeto das obras em 3D em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília tem o patrocínio do Banco do Brasil e integram a campanha final de ano do banco, intitulada “2010 é do Brasil”.
Em São Paulo, Kobra e sua equipe fazem um desenho do Rei Pelé, baseado em uma belíssima caricatura feita por Camaleão. A obra, de 3mX20m, será feita na Av. Paulista (altura do número 900). No Rio de Janeiro, está sendo feita uma piscina, de 6mX20m, na Avenida Atlântica, em Copacabana, em frente ao Miramar Palace Hotel e ao bar Garota de Copacabana (altura do número 3700).
Já em Brasília, em 9mX27m, serão desenhados marcos da cidade, como as esculturas "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti; e "Dois Candangos", de Bruno Giorgi; e edificações como a Catedral e o Museu Nacional de Oscar Niemayer, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Complexo Cultural da República Museu.
Eduardo Kobra faz todas as obras em giz e airbrush, que não danificam o patrimônio público. Tem durabilidade de cerca de um mês, já que são apagados pelas chuvas. Nas três grandes cidades, centenas de pessoas acompanham e fotografam os trabalhos, encantadas em perceber que o resultado das obras só pode ser vista e percebido de um determinado ponto, na perspectiva proposta pelo artista.
Kobra diz que em São Paulo a escolha do futebol como tema foi porque em 2010 será disputada a Copa do Mundo da África do Sul e, ainda, porque o Rei do Futebol, apesar de mineiro, construiu grande parte da sua trajetória em uma equipe do estado de São Paulo, o Santos. “O Pelé viu e aprovou o trabalho”, diz Kobra, orgulhoso.
De acordo com o artista, no Rio a piscina “é uma referência à conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 pela Cidade Maravilhosa e, ainda, uma homenagem ao Cesar Cielo, nosso esportista que tem batido grandes recordes” nas piscinas. “Em Brasília o trabalho pretende fazer uma grande homenagem aos 50 anos de sua fundação, que acontece em 2010”, explica Kobra.
O grafiteiro e muralista fez em junho de 2009 a primeira obra em 3D em uma calçada em São Paulo. O palco ou a tela foi um ponto nobre da cidade: a Praça Patriarca, em frente ao Viaduto do Chá, no centro histórico de São Paulo. Kobra pintou um carro antigo, resgatando um cenário do local.