Datafolha: Prefeito de Salvador é o pior entre grandes capitais

Pela terceira vez consecutiva, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), ficou em último lugar no ranking de avaliação de prefeitos realizado pelo Instituto Datafolha e publicado domingo (27/12) no jornal Folha de São Paulo. A pesquisa avaliou os gestores das nove principais capitais do país, levando em consideração, em primeiro lugar, a nota média atribuída aos administradores, em uma escala que vai de zero a dez.

No caso de Salvador, o prefeito ficou com 4,9 e um porcentual de 35% de reprovação do seu governo. Apenas 25% dos entrevistados consideram a administração boa ou ótima. O índice mantém o gestor na última colocação entre as nove capitais pesquisadas, colocação amargada nos últimos três anos da pesquisa, quando a popularidade de João Henrique oscilou entre 24% e 28% e o percentual de reprovação variou entre 35% e 43%, este último número em 2007, antes da reeleição.

Segundo analistas políticos, a popularidade da administração soteropolitana é vista como um termômetro das eleições para 2010. Apesar de não ser candidato, João Henrique é o principal cabo eleitoral da candidatura do PMDB ao governo do Estado. Dessa maneira, sua administração refletiria como seria um governo peemedebista no Estado.

Escolhas erradas

Para a vereadora Olívia Santana (PCdoB), o resultado da pesquisa Datafolha reflete a voz das ruas. “João Henrique fez a opção de governar para o grande capital, com isso, não tem conseguido atender às demandas da população, principalmente nas áreas de infra-estrutura, lazer e na geração de emprego, um dos maiores problemas da cidade”, ressaltou.

A vereadora refutou também o argumento do prefeito de que o baixo orçamento da cidade impede a Prefeitura de trabalhar para toda a população. “O orçamento de Salvador realmente é baixo, mas é preciso fazer melhores escolhas na hora de aplicar os recursos. É preciso priorizar o que é mais importante e o prefeito não tem feito isso. Um exemplo foi a votação do orçamento para 2010, quando João Henrique destinou mais de R$ 50 milhões para publicidade. Isto é bem mais do que será investido em contenção de encostas, asfaltamento de ruas e rede de esgoto”, destacou Olívia

Segundo a pesquisa Datafolha, com 7,9, o prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) foi avaliado como o melhor prefeito e deixou para trás Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, e José Fogaça (PMDB), de Porto Alegre. João da Costa (PT), do Recife, ficou na quarta colocação da pesquisa e Gilberto Kassab (DEM), de São Paulo, na quinta. Os prefeitos Dário Berger (PMDB), de Florianópolis; Luziane Lins (PT), de Fortaleza e Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, finalizam o ranking.

De Salvador,
Eliane Costa com agências