Sem categoria

China acusa países ricos de travarem negociação em Copenhague

A delegação chinesa acusou nesta terça-feira (15) os países ricos de estarem freiando o progresso das negociações na conferência sobre as mudanças climáticas realizadas em Copenhague, já que os países ricos "deram um passo atrás" em questões como apoio tecnológico e financeiro aos países em desenvolvimento.

"A conferência de Copenhague entrou agora em um estágio crucial e fez alguns progressos, mas problemas e diferenças ainda existem", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Externas do país, Jiang Yu.

"Se as conversações encontraram algumas dificuldades e fizeram lentos progressos, a principal razão disso é que os países desenvolvidos deram um passo atrás em questões chave como apoio tecnológico e financeiro", afirmou Jiang.

A representante do governo chinês disse também que as nações desenvolvidas tentaram sabotar a Convenção sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas, abandonar o Protocolo de Quioto e desviar o caminho da Conferência de Bali. Por outro lado, essas nações propuseram vários requisitos irrealizáveis para as nações em desenvolvimento.

"Achamos que isso impôs uma trava no progresso das negociações e nos resultados positivos que as conversações podem obter", disse Jiang.

Ao mesmo tempo, o vice-diretor da delegação chinesa, Yun Qingtai, afirmou que a China não aceita a pressão dos países ricos para aumentar a sua meta de redução de emissão de gases.

"A China não aceitará nenhum acordo que saia do caminho marcado pela Conferência de Bali", afirmou o representante chinês, denunciando também as nações ricas por estarem tratando de liquidar as intenções do Protocolo de Quioto.

Os 192 países reunidos em Copenhague buscam um acordo internacional de redução de emissões poluentes para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

Da redação, com informações da agência Xinhua