Sem categoria

Antonio Neto: não existe nada mais atrasado do que a Folha

O jornal Folha de S.Paulo de hoje (15) dedicou seu editorial para lançar vitupérios contra o PMDB. Segundo os barões da limeira, “o partido de Michel Temer, José Sarney, Roberto Requião e Orestes Quércia representa muito mais que seus eleitores — é o retrato fiel do que há de mais atrasado na política brasileira”.

Por Antonio Neto*, em seu blog

Não é segredo para ninguém que alguns setores da imprensa instalada no Brasil, especialmente a Folha de S.Paulo, jamais irão engolir o fato do PMDB ter vertebrado o movimento progressista que colocou abaixo o regime ditatorial implantado no país com a sustentação destes mesmos elementos.

A Constituição de 1988, o movimento das diretas já, a redemocratização do país e a derrocada do neoliberalismo jamais irá descer pela garganta dos Frias. Estas lembranças sempre marcarão a alma, servirão de combustível e motivação para a imprensa despejar seus rancores contra um partido que foi, é e será decisivo no futuro do país.

Por isso o PMDB sempre será atacado, não pelos seus eventuais problemas, mas por suas virtudes. E o que deixou o pasquim mais incomodado foi o fato da convenção do PMDB de São Paulo ter apoiado a candidatura a presidente de Roberto Requião, sobretudo porque o governador do Paraná é um critico ferrenho da política antinacional proposta pelos arautos do neoliberalismo, fato que norteará um avanço para o país tendo o PMDB um candidato próprio ou não.

Portanto, os ataques vindos da Folha só podem soar como elogios para o PMDB. Não existe atestado maior de idoneidade do que ser injuriado por um jornal como este em questão, porta-voz do que há de mais retrógrado, atrasado e doente no país.

* Antonio Neto é presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM)