Jandira busca parcerias na França
A busca de parcerias na área cultural e a troca de experiências com municípios franceses foram os objetivos da viagem que a secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, fez à França entre 27 de novembro e 6 de dezembro.
Publicado 07/12/2009 19:49 | Editado 04/03/2020 17:04
No período a secretária manteve contatos com autoridades francesas, da UNESCO e do setor privado e participou, em Lyon, do 3º Encontro de Cooperação Técnica e Descentralizada Franco-Brasileira realizado de 3 a 4 de dezembro como parte das atividades do ano da França no Brasil.
O encontro foi dirigido por Jack Querrane, presidente (o equivalente a nossos governadores) da região Rhône-Alpes, onde fica Lyon e a delegação brasileira foi coordenada pela Presidência da República. O encontro teve como tema o desenvolvimento sustentável e a cultura, considerado um desafio essencial para a cooperação descentralizada franco-brasileira. Durante a reunião foram realizadas quatro oficinas e a Secretária coordenou a oficina “Inclusão Social Pela Cultura”.
Antes de ir a Lyon Jandira cumpriu um intenso roteiro de reuniões e visitas em Paris com o objetivo de acelerar a cooperação entre as duas cidades. Ela encontrou-se com o secretário de cultura da cidade, Christophe Girard; com o vice-prefeito e assessor de Relações internacionais, Pierre Schapira.
A secretária visitou ainda a Cidade da Música, em La Villette, na periferia de Paris, em companhia do arquiteto francês Christian de Portzamparc e do ex-diretor do projeto da cidade, Bertrand Beaud e se informou a respeito do modelo de gestão da instituição francesa, cujo prédio é de autoria de Portzamparc, o mesmo que projetou a Cidade da Música no Rio e cujas obras estão sendo retomadas pela Prefeitura.
Ela esteve ainda reunida com o embaixador na França, José Maurício Bustani, com o representante brasileiro e com a diretora geral de Cultura da UNESCO, respectivamente Antonio Ricarte e Françoise Rivera, para encaminhar a candidatura da cidade a patrimônio da Humanidade. Jandira conversou com o diretor de urbanismo de Paris, François Rol-Tanguy; com Michèle Margueron, secretária geral do Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura; com Henry Claude Cousseau, diretor da Escola de Belas Artes e com Jean Gautier, responsável pela arquitetura e urbanismo do Ministério da Cultura da França e encarregado do projeto Grand Paris, um ambicioso projeto urbano que envolve e está transformando toda a região do entorno da cidade, prevendo como será a cidade em 2030.
Segundo Jandira Feghali, o Brasil tem hoje uma excelente relação de cooperação com a França e há grande interesse bilateral de intensificar estas possibilidades levando à concretização de vários projetos. A secretaria de cultura, representante da Prefeitura nesta missão, iniciou contatos para desenvolver e consolidar a cooperação nas áreas de formação, desenvolvimento urbano e cultura e intercâmbios culturais entre o Rio e a capital francesa.
O evento de Lyon reuniu governos regionais e municipais do Brasil e da França para articulação e intercâmbio, informou o assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura, Romaric Suger Büel, que acompanhou a secretária no encontro.
Ainda em Paris, a secretária visitou o Centro Cultural 104, um dos bairros mais desfavorecidos de Paris. O centro é um grande complexo de 35mil metros quadrados, com dois gigantescos galpões, duas salas de espetáculo, além de oficinas, ateliês e áreas de exposição. Jandira viu ainda ateliers de ensino de arte (são 32 na cidade) e esteve na Maison des Métallos, centro cultural construído no antigo sindicato dos metalúrgicos.