Sem categoria

Dirigentes recebem norte-coreanas e reafirmam apoio ao país

Nesta semana, os secretários de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho, e da Mulher, Liége Rocha, estiveram reunidos com uma delegação da Embaixada da República Popular da Coreia no Brasil que está em Campinas (SP) por ocasião do encontro da Federação Democrática Internacional de Mulheres (Fdim), que se estende até o dia 5.

Na reunião, a delegação – chefiada por Ri Dong Hui (vice-presidente da União de Mulheres Democráticas da Coreia) e formada ainda por Ri Yiong Hi, subdiretora do departamento de Relações Internacionais da União de Mulheres Democráticas da Coreia e Ho Roi Jong, funcionaria do Departamento de Relações Internacionais da União de Mulheres Democráticas da Coreia – fez uma ampla explanação sobre as conquistas do socialismo em seu país, a crise nuclear e militar na península coreana e as manobras e ameaças de agressão dos norte-americanos contra seu país, enfatizando a necessidade de fortalecer sua política de defesa. Além disso, todas agradeceram a solidariedade que seu povo recebe dos brasileiros e do PCdoB.

Conforme destacou José Reinaldo Carvalho após a reunião, “o PCdoB é solidário com os esforços do Partido do Trabalho da Coreia, sob a liderança de Kim Jong-il, na construção do socialismo conforme as peculiaridades de seu país”. Salientou ainda que “o partido apoia a política que o governo norte-coreano defende de unificação da península”, bem como “o direito que a República Popular da Coreia tem de defender sua integridade territorial, sua soberania e sua autodeterminação”.

Para ele, a “comunidade internacional deveria reconhecer o direito da República Popular da Coreia à dissuasão nuclear – uma vez que é um país sob ameaça – e ao desenvolvimento de pesquisas nucleares para fins pacíficos”.

Durante a reunião, o dirigente destacou à delegação que “o PCdoB expressava ali sua alegria com o fato de as relações entre Brasil e Coreia do Norte se desenvolver rapidamente inclusive com a instalação de uma embaixada brasileira em seu território”. Disse ainda “desejar que os laços entre os dois países, os dois povos e os dois partidos se fortaleçam cada vez mais”.

Da redação

Leia também: Fdim realiza encontro internacional em Campinas