Programa Estratégia de Saúde da Família comemora 15 anos
A comemoração dos 15 anos de implantação da Estratégia de Saúde da Família – ESF no Brasil reuniu o governador Jaques Wagner (PT), deputados, prefeitos, secretários de estado e profissionais da área durante o Encontro Baiano de Gestão do SUS, na manhã desta quarta-feira (02/12), em Salvador. Na ocasião, foram firmados 210 novos convênios entre o estado e municípios.
Publicado 02/12/2009 19:43 | Editado 04/03/2020 16:20
O propósito do programa é tornar a assistência à saúde mais eficaz, descentralizando os atendimentos de forma a estender o acesso a serviços e medicamentos a todos os municípios, evitando deslocamentos dos pacientes aos grandes centros urbanos e, por conseguinte, combatendo a lotação nos hospitais. “O governo vem realizando ações que visam expandir a cobertura da saúde da família, além de qualificar os profissionais que estruturam o programa nos municípios e também os trabalhadores de saúde que prestam atendimento à população”, destacou Wagner.
Das 417 cidades baianas, 407 contam com equipes do programa, o que representa uma cobertura de 55% da população. São 2.560 mil equipes de saúde na família, mais 1.600 mil equipes de saúde bucal e quase 25 mil Agentes Comunitários de Saúde. O repasse das verbas fica a cargo do governo, que disponibiliza R$1.500 para cada agrupamento. “O Sindicato reconhece a importante da ação, que representa um avanço na assistência à saúde do estado”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia – Sindimed, José Caires Meira.
A previsão é de que, até 2010, sejam entregues outras 400 unidades de saúde da família, estendendo o benéfico a 1.4 milhão de baianos. E a capacitação dos profissionais que atuam no programa deve atingir 3,3 mil médicos, dentistas e enfermeiros – as equipes passaram a contar também com nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “A ESF é fundamental para a ampliação do acesso e a qualificação da prestação da saúde, por permitir a construção de um vínculo muito forte com a comunidade”, pontuou o secretário da saúde do estado, Jorge Solla.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Sesab