Márcio Taquaral: Má vontade do PIG com a UNE
Existe certa má vontade da grande mídia com o Movimento Estudantil. Repórteres que nunca tiveram qualquer relação e pouco conhecem sobre o Movimento, simplesmente são destacados para escrever matérias e apresentam sua opinião como fatos verdadeiros e incontestáveis. Por Márcio Taquaral*
Publicado 30/11/2009 12:16

O 51º Congresso da UNE é um mega-evento que reuniu 10 mil estudantes de todo o Brasil para definir os rumos de uma entidade com mais de 70 anos e que esteve envolvida nos principais acontecimentos da história do Brasil. Foi solenemente ignorado pela imprensa: praticamente nenhuma matéria foi escrita para descrever a pauta do evento, seus debates educacionais, as bandeiras de luta da UNE em defesa dos estudantes etc. As poucas matérias sobre o Congresso da UNE foram para criticá-lo e dizer que a entidade é governista e ligada ao Governo Federal. Depois do Congresso, misteriosamente choveram reportagens sobre a UNE, quase todas negativas.
Se a imprensa dá pouca atenção ao Congresso da UNE, em geral sequer lembra-se da existência das eleições para o DCE da USP. Curiosamente essa semana um determinado jornal publicou matéria de meia-página com direito a foto e tudo mais. Porém, em vez de abordar o processo eleitoral como um todo, a reportagem era praticamente uma peça publicitária em apoio a uma das chapas concorrentes, exatamente a que se dizia descaradamente contra a greve dos professores e funcionários.
Ainda na semana passada, foi publicada uma matéria sobre a eleição do DCE da UFRGS, que foi vencida pela chapa de Direita ligada ao PSDB. Esse repentino interesse da imprensa paulista sobre o Movimento Estudantil gaúcho é bastante suspeito, ainda mais considerando que nunca publica matérias sobre manifestações estudantis contra a governadora tucana Yeda Cruzius.
José Cruz/ABr |
![]() |
Ao fundo, de camisa preta, o diretor da UNE André Vitral, entre os parlamentares que prestaram solidariedade a Cesare Battisti |
No dia 17 de novembro, na capa de todos os jornais do Brasil foi publicada foto em que um grupo de parlamentares visita Cesare Battisti. Na foto junto com o grupo está André Vitral, o Diretor de Comunicação da UNE, mas que não é citado em absolutamente nenhuma legenda. Ou seja, a UNE é ignorada até mesmo quando sai na foto de capa dos jornais!
Diante disso, não deve ser sequer levada a sério a matéria de capa de hoje (29/11) do Estadão, atacando e acusando a UNE. Obviamente, as demais matérias sobre Movimento Estudantil que foram publicadas durante essa semana eram uma preparação para o ataque no domingo. É o PIG** em ação!
* Márcio Taquaral é estudante de Direito da PUC-SP e ex-diretor da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP)
** Partido da Imprensa Golpista, termo difundido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.
Fonte: http://marciotaquaral.blogspot.com/2009/11/ma-vontade.html