Fundação Casa das Américas comemora 50 anos de atividades
Entre os dias 1º e 04 de dezembro de 2009, a Casa de José de Alencar será palco de uma celebração incomum em terras brasileiras. Lá será homenageada umas das principais instituições culturais da América Latina na segunda metade do século passado, a Casa das Américas, de Cuba, que cumpre 50 anos de vida e incansável dedicação à cultura em nosso continente.
Publicado 24/11/2009 10:51 | Editado 04/03/2020 16:34
O evento, que tem a iniciativa e curadoria do brasileiro Floriano Martins e do cubano Norberto Codina, ambos poetas e editores, contará com a presença expressiva da quase totalidade da diretoria da instituição cubana. No evento, debates, exibição de documentários e exposição fotográfica. O público também terá acesso a uma mostra de livros e revistas produzidos em Cuba nas últimas décadas.
A oportunidade, além de singular em termos de homenagem – a leitura política internacional de tudo quanto é tema cubano acabou cegando a percepção em relação à contribuição cultural da Casa das Américas –, permitirá aberta discussão acerca da atuação histórica e perspectiva atual da entidade. O evento, que foi concebido pelos diretores da tradicional revista cubana La Gaceta de Cuba, Norberto Codina, e do Projeto Editorial Banda Hispânica (Floriano Martins), conta com a parceria da Fundação Bernardo Feitosa, entidade ligada à Casa da Amizade Brasil-Cuba, e da Secretaria da Cultura do Ceará.
Programação
01/12 – Terça-feira:
19h – Inauguração.
Palavras do Secretário da Cultura do Estado, seguidas de uma conversa informal entre Secretário e convidados cubanos, com moderação dos curadores.
Abertura da mostra fotográfica, a cargo de Rafael Acosta.
Coquetel com música cubana ambiente programada pela curadoria.
02/12 – Quarta-feira:
8h às 20h – Retrospectiva fotográfica
Mostra e venda de livros e revistas da Casa das Américas.
17h – Ciclo de documentários: “A Revolução cubana. Entre a arte e a cultura”, de Rebeca Chávez (57 minutos). Apresentação: Norberto Codina.
19h – Conferência de Jorge Fornet: “50 anos de Fundação Casa das Américas” Debatedores: Yolanda Wood, Maité Hernández-Lorenzo e Roberto Zurbano
Mediação: Floriano Martins.
03/12 – Quinta-feira:
8h às 20h – Retrospectiva fotográfica
Mostra e venda de livros e revistas da Casa das Américas.
17h – Ciclo de documentários: “Por primera vez”, de Octavio Cortázar (10 minutos)
“El son me salió redondo” (sobre Nicolás Guillén), de Pury Faget (56 minutos)
Apresentação: Maité Hernández-Lorenzo.
19h – Conferência de Yolanda Wood: “Guillén y el Caribe”
Debatedor: Norberto Codina
Mediação: Floriano Martins.
04/12 – Sexta-feira:
8h às 20h – Retrospectiva fotográfica
Mostra e venda de livros e revistas da Casa das Américas.
17h – Ciclo de documentários: “Yo soy del son a la salsa”, de Rigoberto López (100min)
Apresentação: Roberto Zurbano.
19h – Debate: “As revistas da Fundação Casa das Américas (Anales del Caribe, Casa de las Américas, Conjunto, Boletín Música) y otras revistas cubanas (Arte Cubano, La Gaceta de Cuba)”
Convidados: Jorge Fornet, Yolanda Wood, Maité Hernández-Lorenzo, Roberto Zurbano e Rafael Acosta
Mediação: Norberto Codina e Floriano Martins.
21h – Encerramento. Palavras finais do Secretário da Cultura do Estado.
Instituição Homenageada
Casa das Américas
Principal instituição cubana ligada à cultura, a Casa das Américas foi criada em 1959 por Haydée Santamaría e é atualmente presidida por Roberto Fernández Retamar. Ao longo de sua trajetória tem cumprido de maneira digna a múltipla função de divulgação, incentivo, auspício, premiação e publicação de escritores, artistas plásticos, músicos, gente de teatro e estudiosos da literatura e das artes, primando pelo fomento ao intercâmbio entre instituições e pessoas em geral em todo o mundo.
Convidados
Maité Hernández-Lorenzo – Havana, 1970. Jornalista e crítica teatral. Diretora de Comunicação e Imagem da Casa das Américas, responsável por suas campanhas de promoção de eventos e projetos culturais. Também para esta instituição dirige o portal informativo La Ventana. Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural (1998).
Roberto Zurbano – Havana, 1965. Ensaísta e crítico cultural. Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural em duas ocasiões. Dirige a revista Movimiento, dedicada à cultura Hip Hop, e o Fundo Editorial Casa das Américas.
Yolanda Wood – Havana, 1950. Crítica e pesquisadora. Diretora do Centro de Estudos do Caribe da Casa das Américas. Dentre seus livros encontram-se De la plástica cubana y caribeña, Artistas del Caribe hispano en Nueva York, Las Artes plásticas del Caribe, praxis y contexto y Proyectos de artistas cubanos en los años ‘30.
Rafael Acosta de Arriba – Havana, 1953. Poeta, ensaísta e crítico de artes. Foi diretor do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americana, em Cuba. Presidiu o Conselho Nacional das Artes Plásticas. Atualmente é pesquisador titular do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Cultura Cubana.
Jorge Fornet – Bayamo, 1963. Poeta e ensaísta. Coordenador do Prêmio Literário Casa das Américas, instituição na qual é também diretor de seu Centro de Pesquisas Literárias. Prêmio Alejo Carpentier de Ensaio (2006).
Curadores
Floriano Martins – Fortaleza, 1957. Poeta, ensaísta, tradutor e editor. Diretor do Projeto Editorial Banda Hispânica. Professor convidado da Universidade de Cincinatti (Ohio, Estados Unidos). Curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008-2010).
Norberto Codina – Caracas, 1951. Poeta, jornalista e editor. Dirige há mais de 20 anos a revista de arte e literatura La Gaceta de Cuba. Prêmio Nacional de Jornalismo Cultura (2002). Além de sua própria poesia, tem se destacado como organizador de inúmeras antologias da poesia cubana no exterior. Membro do Latin American Studies Associaton (LASA).
Fonte: Fundação Casa das Américas