Juazeiro adere à Campanha 16 Dias de Ativismo

Será lançada em Juazeiro, na próxima sexta-feira (20) a Campanha 16 Dias de Ativismo, que este ano tem como tema “A Formação de Consciência Crítica para o Controle da Violência contra a Mulher”. O evento acontecerá na Praça Dr. José Inácio da Silva, a partir das 9h, com exposição de artesanato e realização de palestras, coincidindo com o lançamento nacional e o Dia da Consciência Negra. As atividades encerram no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A edição nacional da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é coordenada pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento (AGENDE) em parceria com as redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas. Em Juazeiro é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) em parceria com outras secretarias e instituições não governamentais.

A movimentação no país é grande e todos contam com o mesmo propósito: mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres e disseminar informações buscando soluções para a situação de violência a que estão expostas mulheres de todo o mundo, nas diferentes raças, idade e classe social. Durante os Dias de Ativismo serão realizadas manifestações públicas, debates, exposições e eventos com a presença de pessoas ligadas à temática da violência contra as mulheres e com a participação da sociedade.

Segundo a gerente de Proteção e Cidadania da SEDIS, Marli Carvalho, a secretaria espera mobilizar todo o município. “Queremos sensibilizar a população em geral sobre as diversas formas de violência sofrida pelas mulheres, e mostrar que todos são responsáveis, cada um com seu papel, na busca de soluções para acabar com essa realidade”.

Programação:

20/11 – Dia da Consciência Negra
Exposição de Artesanato e Palestras
8 às 17h – Praça Dr. José Inácio da Silva

25/11 – Exibição de vídeos e palestras
16h – Auditório da UNEB

01/12 – Caminhada
17h – Concentração Shopping Águas Center

04/12 – Audiência Pública com a Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa da Bahia.

Atividade do grupo de homens de Juazeiro pelo fim da Violência contra a Mulher, com distribuição de fitas da Campanha Laço Branco.

9h – Praça 15 de Julho

06/12 – Homens de Juazeiro pelo fim da Violência contra a Mulher.
Distribuição de 3 mil fitas brancas.

8 às 12h – Ilha do Rodeadouro

10/12 – Dia Nacional dos Direitos Humanos
Palestra: Sem as Mulheres dos Direitos não são Humanos
Palestrante: Ana Paula Nunes Cardoso (Promotora de Justiça)

8h – Auditório da UNEB

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro